Cursos de Licenciatura

É na atividade de Estágio Supervisionado que o acadêmico realiza experiência de docência na Escola Básica, assumindo a ação pedagógica em seu planejamento, execução e avaliação.

 

A Universidade é o lugar em que essa ação será planejada, analisada e discutida sob a supervisão do professor orientador, responsável pela atividade. Essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento de competências dos futuros professores.

 

Para formalizar o seu estágio obrigatório, é preciso fazer o cadastro da proposta de estágio, no portal do Unisinos Carreiras, para que seja analisada e aprovada pelo professor da atividade acadêmica.

 

A formalização do estágio deve ser realizada para ter o acompanhamento da universidade, durante o período que acontece o seu estágio.

 

Fique atento nas Diretrizes e Instruções Normativas

 

O estágio curricular do Curso de Pedagogia - Licenciatura é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político-Pedagógico do Curso. Essa atividade está sob a responsabilidade da Coordenação de Curso, que designará professor para supervisão.

 

Os estágios dos cursos de licenciatura são regidos por diretrizes e instruções normativas, acesse os arquivos e tire suas dúvidas sobre o Estágio Obrigatório:

 

Curso de Pedagogia - Licenciatura - modalidade presencial: Diretrizes para a realização do estágio supervisionado dos cursos de Licenciatura da Unisinos

 

Curso de Pedagogia - Licenciatura - modalidade a distância: Instrução Normativa 021/2016 da Unisinos

 

Instrução Normativa nº 10/2020 da Unisinos: Documento que regulamenta as normas de redução de carga horária do estágio regular para aluno de licenciatura que exerce atividade docente no ensino básico.

 

A solicitação da redução de carga-horária de estágio curricular deve ser solicitada junto ao Atendimento Unisinos, ficando o seu julgamento e autorização condicionados à comprovação, por parte do aluno, conforme itens descritos nesta Instrução. A solicitação deve ser efetuada com, no mínimo, 30 dias de antecedência em relação à data de início do período de matrícula da Graduação do respectivo semestre, publicada no Calendário acadêmico.

 

Carta de Apresentação

A Carta de Apresentação está disponível no portal Minha Unisinos, junto ao Plano de Ensino da atividade acadêmica de estágio. O aluno deve fazer a impressão da carta e entregá-la na Escola que irá realizar o estágio.

 

Saiba como formalizar seu estágio

 

Para formalizar o seu estágio obrigatório siga os passos abaixo:

 

1º PASSO: Cadastro da proposta de estágio no portal do Unisinos Carreiras para análise e aprovação do professor da atividade acadêmica.

 

2º PASSO: Após a aprovação do professor, o Unisinos Carreiras emite e disponibiliza o documento do estágio no portal.

 

3º PASSO: Você será notificado, por e-mail, para baixar o documento de estágio e ler as orientações sobre as assinaturas.

 

4º PASSO: O seu estágio estará devidamente formalizado somente após a entrega do documento de estágio assinado por todas as partes.

 

Para te auxiliar no processo de cadastro da proposta de estágio, acesse o passo a passo no menu TUTORIAIS. Para cada opção de local possui uma orientação.

 

Ao final desse processo, você já pode começar o estágio!

 

O Unisinos Carreiras fica à sua disposição e deseja que você tenha uma ótima experiência.

 

Orientação

Estágio em Escola Estadual/RS: Os estágios realizados em escolas vinculadas às Coordenadorias Regionais de Educação devem seguir a Normativa 01/2018 (Estabelece normas e procedimentos relativos à concessão de estágio obrigatório a estudantes no âmbito da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC).

 

Como finalizar seu estágio

Para finalizar o seu estágio obrigatório siga os passos abaixo:

 

1º PASSO: 45 dias antes da data de encerramento do estágio, o sistema irá disparar um e-mail automático, para o aluno e o supervisor local realizarem a avaliação de forma on-line.

 

2º PASSO: Após o aluno e o supervisor preencherem a avaliação, o professor da disciplina será notificado por e-mail.

 

3º PASSO: Após a avaliação de todas as partes, o Unisinos Carreiras irá disponibilizar o Relatório de Atividades para o aluno baixar e entregar ao local de estágio.

 

Para te auxiliar no processo de avaliação do estágio, acesse o passo a passo no menu TUTORIAIS.

 

Regulamentos

 

Consulte o regulamento de estágio obrigatório do seu curso:

 

Pedagogia - Campus Porto Alegre/RS - Currículo 1

 

Licenciatura em Psicologia

 

O estágio curricular do Curso Complementar para a Formação de Professores de Psicologia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico.

 

Tem como objetivo central o desenvolvimento de um conjunto de competências que envolvem práticas articuladoras para a formação de professores de Psicologia que exerçam a docência em diferentes espaços educativos formais, de forma ética, crítica, criativa, competente e comprometida com os valores da solidariedade e da cidadania.

 

O estágio poderá ser realizado em escolas de Ensino Médio (Educação Básica), tais como: cursos de magistério, profissionalizantes e técnicos, observadas as determinações dos campos de estágio.

 

Carta de Apresentação: a Carta está disponível no portal Minha Unisinos, junto ao Plano de Ensino da atividade acadêmica de estágio. O aluno deve fazer a impressão da carta e entregá-la na Escola que irá realizar o estágio.

 

Acesse o regulamento do Curso Complementar para a Formação de Professores de Psicologia.