QUEM SOMOS

A U-Education é um programa de assessoria da UNISINOS para a implementação de currículo bilíngue integrado em contextos multilíngues. Sendo assim, a U-Education não fornece soluções baseadas em materiais didáticos e não entrega materiais pré-prontos, mas atua com uma metodologia de trabalho baseada na formação de professores, gestores e demais colaboradores da escola.

O trabalho é personalizado e se adapta ao contexto de cada instituição, dando autonomia e independência para que professores e gestores possam analisar materiais, planos de aula entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento e a implementação com foco na melhoria contínua do currículo bilíngue.

A U-Education também contribui para a definição de indicadores de avaliação do currículo bilíngue; construção de matriz conceitual e estrutural do Programa; definições de comunicação, tecnologias e materiais pedagógicos; construção de ações de internacionalização; desenvolvimento de plano de certificação de cada Colégio entre outras questões.

NOSSO COMPROMISSO É A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS GLOBAIS EM UM CURRÍCULO BILÍNGUE INTEGRADO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES, INTERCULTURAIS E INOVADORES.

Image

Nossos Valores

Image
  • Aprendizagem significativa e contínua

  • Inter/transdisciplinaridade

  • Colaboração

  • Pensamento projetual e criativo

  • Cidadania Global

  • Interculturalidade

  • Integração língua e conteúdo

COMO REALIZAMOS?

Metodologia

Na U-Education, o Currículo Bilíngue Integrado é construído colaborativamente com gestores e professores da instituição de ensino, tendo em vista o Projeto Político-Pedagógico e a identidade de cada escola.

O papel da Unisinos enquanto universidade é orientar, assessorar e apoiar a elaboração a partir de processos formativos voltados para o desenvolvimento de competências docentes e de gestão.

Acreditamos que o currículo precisa ser qualificado permanentemente, de modo a construir uma gradativa autonomia para que a escola fortaleça e qualifique seu projeto pedagógico de forma coerente com a sua realidade.

Por isso, cada processo será único, mas construído a partir de quatro etapas fundamentais:

Image
Image
Image
Image

Diagnóstico

Nesta etapa inicial, busca-se conhecer a escola e identificar características e práticas que podem ser potencializadas pelo Programa Bilíngue. A partir disso, são observadas as ações necessárias para a implementação do currículo bilíngue integrado, de modo a poder construir o plano de ação que será articulado em diálogo com a escola na etapa de pré-implementação.
Image

Pré-implementação

A pré-implementação prepara a escola e a comunidade acadêmica para a construção e implementação do currículo bilíngue integrado. Nesse sentido, o investimento é em:

Formação dos professores e gestores
As formações visam a desenvolver nos gestores e nos professores as competências necessárias para o desenho e a implementação de um currículo bilíngue integrado em contextos multilíngues para sua escola.
Image

Implementação

Nesta fase, o Programa Bilíngue chega aos alunos na sala de aula e orienta as práticas de professores e gestores. Durante esse período, são realizadas reuniões periódicas para aprendizado do processo e avaliação de conquistas e de desafios da nova experiência.

Image

Pós-implementação

Nesta etapa, são desenvolvidas estratégias para avaliar o alcance dos objetivos em relação aos resultados observados no período de implementação. Para tanto, são analisadas as evidências de aprendizagem e os desafios que ainda serão enfrentar para a consolidação de uma cultura institucional favorável à consolidação de um currículo bilíngue integrado na escola.

CONTATO

Você tem alguma dúvida ou deseja contratar os serviços do Programa Bilíngue?
E-mail: ueducation@unisinos.br
Endereço: Av. Unisinos, 950, Cristo Rei / São Leopoldo - RS 93022-750
Telefone de contato: (51) 3591-1122