Começou a Semaníssima Luis Fernando Verissimo Unisinos

Uma semana de atividades culturais no Campus Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

A segunda-feira, 24/9, foi marcada pela abertura da Semaníssima Luis Fernando Verissimo Unisinos. O evento, promovido pela Biblioteca, reuniu convidados em uma cerimônia no Campus Porto Alegre.

“Espero que essa seja a primeira de muitas Semaníssimas em homenagem ao Luis Fernando Verissimo. Para o jornalismo, ele é um intelectual de extrema relevância que com elegância provoca o leitor a refletir sobre temas emergentes, fundamentais para defesa da democracia”, destacou a coordenadora do curso de Jornalismo, Débora Gadret.

A programação da Semaníssima LFV Unisinos reúne um pouco do que o escritor apresenta em suas obras: bom humor com a vida, talento com a palavra, senso crítico com a realidade, criatividade com a arte, poesia e música com o cotidiano e compaixão com o ser humano. Todas as atividades são abertas ao público.

“Uma das coisas que mais me emociona é ver acontecer mais uma vez algo em torno de quem merece tanta demonstração por todo o bom humor que nos entrega e imaginar que só a longevidade da essa oportunidade, primeiro de reunir amigos de longa data e depois de contemplar o acúmulo de uma produção criativa que não se perdeu”, ressaltou o produtor da Semaníssima, Fraga.

Durante o evento, o público presente teve a oportunidade de visitar a exposição “Luis Fernando Humoríssimo: uma homenagem por cima dos panos”. Uma iniciativa do atelier Maria Rita Caminhos Culturais, com a participação de 19 artistas têxteis e a coordenação de Maria Rita Webster. Para a artista, Carmen Netto, para quem trabalha com arte, a inspiração Luis Fernando Verissimo é suprema.

No mês de setembro, a Unisinos comemora um ano da guarda do acervo Luis Fernando Verissimo. Na oportunidade, a filha do escritor, Fernanda Verissimo fez um agradecimento. “Eu estou aqui para agradecer a todos. Agradecer muito especialmente a Unisinos pelo carinho com o acervo, os funcionários da Biblioteca que cuidam tão bem não só dos livros, mas das ilustrações, de todo o material”, afirmou.

Para a gerente da Biblioteca Unisinos, o escritor é um ídolo que nos enche de alegria por ser gaúcho. “Com a vinda do acervo, só temos a agradecer a possibilidade de sermos guardiões dessa memória, de possibilitar momentos como esse que nos enche de alegria e orgulho”, encerrou. Em viagem de férias, Luis Fernando Verissimo foi representado no evento pela filha Fernanda, o genro Andrew Sikes e a neta Lucinda Verissimo Sikes.

A Semaníssima Luis Fernando Verissimo Unisinos segue até o fim da semana, confira a programação completa.

Confira mais imagens do evento:

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar