Desafios? Hackeamos todos

O Hacklab foi uma maratona de programação com a proposta de gerar ideias para questões sociais. Professores e veteranos da Unisinos, programadores e alunos do Ensino Médio trabalharam por dois dias para criar plataformas digitais. Confira as ideias criativas que a galera teve :)

PROJETO I’M IN

Desafio: SEM FRONTEIRAS. Partiu ajudar os imigrantes a arranjar um trampo?

Ideia: aplicativo que apresentaria o perfil e as habilidades profissionais de imigrantes que vieram ao Brasil em busca de melhores condições. Muitos deles são qualificados nas suas áreas de atuação, mas ainda não encontraram oportunidades no país. Por meio do app, empresários poderiam encontrar funcionários com brilho nos olhos para trabalharem em seus negócios

PROJETO TISMOTIA

Desafio: NOSSO MUNDO É O MESMO! Vamos ajudar a dar voz a crianças com autismo?

Ideia: jogo online infantil com desafios que são facilmente resolvidos por crianças autistas. A cada etapa, as atividades ficariam mais difíceis, resultando em um ranking dos melhores colocados. O objetivo seria destacar as habilidades das crianças com autismo, tanto para elas próprias quanto todos ao seu redor (família, professores, colegas, etc.).

PROJETO CACHORRONG

Desafio: WHO LET THE DOGS OUT? Partiu encontrar um lar para os animais abandonados?

Ideia: site para reunir ONGs e voluntários que defendem a causa animal. Na plataforma, as ONGs poderiam divulgar bichinhos para adoção, além de compartilhar suas necessidades (ração, medicamentos, materiais de limpeza, etc.) com outras ONGs que pudessem cooperar. Os voluntários também poderiam se informar sobre quando e qual tipo de ajuda as instituições precisariam.

PROJETO CONECTA

Desafio: OLD IS COOL! Vamos agitar a vida dos velhinhos nos asilos?

Ideia: aplicativo para conectar jovens e idosos que querem aprender algo novo. Na plataforma, os usuários cadastrariam suas habilidades (andar de skate, tocar violão, fazer tricô, etc.), ocorrendo match entre quem tem uma habilidade a ensinar e quem deseja aprendê-la. Depois, seria só marcar o encontro.

PROJETO TRASHARE

Desafio: LIXO ZERO, vamos transformar nosso lixo em luxo?

Ideia: aplicativo para reduzir a quantidade de intermediários no processo de reciclagem. Os usuários poderiam cadastrar quais materiais têm sobrando em sua casa ou empresa (garrafas pet, tampinhas de garrafa, papelão, etc.) para que outros os encontrassem com mais facilidade. Além disso, poderiam vender as peças de artesanato feitas com os materiais encontrados no app.

PROJETO PONTE PRO MUNDO

Desafio: WINTER IS HERE, vamos ajudar a galera que mora na rua a ficar mais quentinha?

Ideia: site para moradores de rua serem “adotados” por empresas, que os ajudariam fornecendo capacitação profissional e acompanhando seu desenvolvimento. Quem faria a ponte entre ambos seriam os abrigos, que realizariam um cadastro do morador de rua com suas habilidades para que os empresários pudessem escolher quem apadrinhar.