Engenharia Química
GRADUAÇÃO PRO

Engenharia Química

A Engenharia Química da Unisinos possibilita a interação do aluno com todas as frentes de atuação que o mercado de trabalho oferece desde o começo do curso. Com mais de 2000 m² de laboratórios à disposição e atuação integrada com institutos de pesquisa, você desenvolve projetos com uma visão empreendedora e focada na evolução da sua carreira.

Bacharelado

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

CLIQUE E INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO

Aprenda em laboratórios e com
os seus projetos

A grade curricular da Engenharia Química da Unisinos está apoiada sobre três eixos: Processos Químicos e Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos e Processos Industriais e Projetos. Tudo isso você vai aprender praticando em laboratórios, desenvolvendo projetos e participando de eventos que ocorrem dentro e fora da universidade. Da mesma forma, em visitas técnicas a empresas.

Com essa dinâmica, a escolha sobre qual caminho tomar para desenvolver a sua carreira se torna um processo natural. Afinal, com 30 laboratórios à disposição, possibilidades é que não faltam.

E um dos caminhos pode ser empreender. A proximidade da Unisinos com a incubadora Unitec é um caminho para transformar suas ideias em plano de negócio. Projetos desenvolvidos por alunos do curso já resultaram em empresas incubadas na Unitec. Tudo começou com experiências realizadas nos laboratórios da Unisinos e na disciplina de Projetos de Engenharia.

Pesquisas e inovações tecnológicas também fazem parte do dia a dia do curso, como o caso das acadêmicas que desenvolveram uma tinta produzida a partir de resíduos de isopor e cascas de frutas cítricas. O projeto, já encaminhado para patente, resulta de pesquisa que reaproveita um material de descarte difícil e utiliza um solvente de fonte natural.

Como você vai aprender

A Engenharia Química dispõe de 30 laboratórios, incluindo aspectos didáticos, científicos e tecnológicos para realização de atividades nas disciplinas e atendimentos a empresas e pesquisa. São laboratórios da área Química, além de espaços na área de Engenharia. Destacam-se os laboratórios de Química; de Operações Unitárias, com bancadas completas em escala piloto, o Laboratório de Caracterização e Valorização de Materiais, o de Processamento de Polímeros, o de Saneamento Ambiental e o de Tecnologia de Ozônio. Existem ainda espaços na área de bioprocessos, bem como usinas-piloto na área de Tecnologia de Alimentos. Navegue pelas fotos e conheça toda a infraestrutura disponível.

Laboratório de Química

Laboratório de Física

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Laboratório de Informática

Laboratório de Operações Unitárias

Laboratório de Caracterização e Valorização de Materiais

Laboratório de Processamento de Polímeros

Auditórios

Workshops

Jogos de Inteligência Criativa

Usina Piloto de Leites e Derivados

Laboratório de Bioprocessos

Laboratório de Tecnologia de Ozônio

Usina Piloto de Leites e Derivados

Usina Piloto de Cereais e Derivados

Usina Piloto de Carnes e Derivados

Laboratório de Ensaios Mecânicos

Laboratório de Instrumentação Eletrônica

Laboratório de Eletrotécnica e Automação

Laboratório de Máquinas Elétricas

Laboratório Metalogafia

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Mentoria: Você não está sozinho

Desde o seu primeiro dia na Unisinos, professores-mentores vão acompanhar o seu processo de autoconhecimento, de aprendizagem e de planejamento de carreira. Entre outras coisas, eles vão orientar você sobre projetos de aula, matrículas e na escolha de uma trilha ligada à área que desejar trabalhar. Se você sentir que precisa de um apoio a mais para descobrir o caminho que quer seguir, pode contar com uma mentoria complementar: o Unisinos Carreiras.

Flexibilidade: Você pode mudar de ideia

No início do curso, além de atividades práticas da profissão, você tem Atividades Acadêmicas que focam em habilidades que o mercado vai exigir de todos os profissionais. Se descobrir que outro curso tem mais a ver com você, pode aproveitar essas atividades em uma nova jornada - não vai perder tempo só porque decidiu recalcular a rota. E, claro, vai sempre contar com a mentoria para ajudar nessas decisões.​

Certificações: O aprendizado vai para o seu currículo ainda durante o curso

A cada conjunto de atividades acadêmicas que concluir, você vai receber certificações em áreas específicas. Isso significa que poderá mostrar as competências que já aprendeu para o mercado de trabalho - o que conta bastante na hora de se candidatar àquela vaga em que estiver de olho.

Veja as principais competências que você vai desenvolver ao longo do curso

Cada vez mais o mercado de trabalho precisa de profissionais empreendedores. Ou seja: capazes de gerar ideias e colocá-las em prática. Na Engenharia Química da Unisinos essa é uma competência desenvolvida desde o primeiro dia. Pois, uma descoberta ou uma ideia surgida em um laboratório só inova o mercado se ela ganhar escala e chegar até as pessoas. Ainda, você vai desenvolver competências para criar, analisar e controlar processos químicos; realizar análises químicas e atuar no controle de qualidade de sistemas, produtos e processos; pesquisar e desenvolver novos produtos e materiais; projetar e atuar no tratamento de efluentes e no gerenciamento ambiental; elaborar, supervisionar e coordenar projetos e serviços na área de engenharia química.

Ao mesmo tempo, você desenvolve competências como criatividade, liderança, adaptabilidade e responsabilidade socioambiental para ter sempre a perspectiva humanista entre as premissas daquilo que você idealizar, projetar e implementar.

Veja o perfil do egresso



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

Siga o caminho que tem mais a ver com você​

Ao longo do curso, você vai experimentar caminhos para a sua profissão e, no último ano, vai escolher uma trilha. Nesse período, vai ter Atividades Acadêmicas voltadas para esse caminho, e o professor-mentor vai orientar você no desenvolvimento de um Projeto Aplicado à área em que quer trabalhar, pensando no próximo passo que deseja dar na sua carreira.

Empreendedorismo
Inovação social
Internacionalização
Mestrado
Específica do curso

Empreendedorismo

Nesta trilha, você pode projetar um negócio inovador. Você vai montar seu plano de negócios contando com a consultoria dos professores e, quando terminar seu projeto, ainda pode concorrer a uma vaga para incubar seu empreendimento na Unitec – o que significa que vai ter todo o apoio necessário para desenvolvê-lo ainda mais.​

Atividades acadêmicas: 
Modelagem de Negócios Inovadores – 60h​
Consolidação do Modelo de Negócios - 60h​
Projeto Aplicado I e II  - 60h + 60h​

Inovação social

Sabe aquele problema que você gostaria de resolver em uma comunidade? É aqui que você pensa em soluções inovadoras para ele, transforma isso em um projeto social e tira a ideia do papel, podendo concorrer a uma vaga na Casa Colaborativa Unisinos, um espaço de gestão de projetos de impacto social.​

Atividades acadêmicas: 
Design e gestão para inovação social – 60h​
Soluções criativas para o desenvolvimento sustentável - 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h​

Internacionalização

Se você quer trocar experiências com pessoas de diferentes culturas e pensar sua carreira em um contexto global, esta trilha pode fazer sentido para você. Você escolhe se quer viver essa troca no Brasil ou fazer um intercâmbio.​

Atividades acadêmicas: 
Modelagem de Intercâmbio internacional ou Laboratório intercultural (no local) – 60h​
Atividade acadêmica em língua estrangeira - 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h​

Mestrado

Faça atividades acadêmicas do mestrado ainda na graduação e prepare seu Projeto Aplicado já com foco nessa próxima etapa. Isso vai permitir que você termine o mestrado em menos tempo e, ainda, aproveite o investimento que já fez nas atividades da graduação.​

Atividades acadêmicas: 
Atividades de um programa de mestrado – 60h + 60h
​Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h

Específica do curso

Você pode experimentar Atividades Acadêmicas das outras trilhas e não precisa escolher uma área específica para concluir o curso. Assim, você escolhe se quer se especializar em algum tema ou diversificar a sua formação.​

Atividades acadêmicas: 
Atividades de outras trilhas, optativas do curso ou transversais - 60h + 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h

CURRÍCULO DO CURSO

O que você vai aprender

Faça o download do currículo completo

  • 1º e 2º semestre

    Currículo

    Engenharia Química

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Experiência em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Fundamentação Técnico-Científica

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Assistente de Análises Químicas e Controle de Qualidade

    • C3

      Assistente de Projetos de Tratamento de Efluentes e de Gerenciamento Ambiental

    • C4

      Assistente de Desenvolvimento de Processos Químicos Industriais

  • 3º e 4º semestre

    Currículo

    Engenharia Química

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Experiência em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Fundamentação Técnico-Científica

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Assistente de Análises Químicas e Controle de Qualidade

    • C3

      Assistente de Projetos de Tratamento de Efluentes e de Gerenciamento Ambiental

    • C4

      Assistente de Desenvolvimento de Processos Químicos Industriais

  • 5º e 6º semestre

    Currículo

    Engenharia Química

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Experiência em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Fundamentação Técnico-Científica

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Assistente de Análises Químicas e Controle de Qualidade

    • C3

      Assistente de Projetos de Tratamento de Efluentes e de Gerenciamento Ambiental

    • C4

      Assistente de Desenvolvimento de Processos Químicos Industriais

  • 7º e 8º semestre

    Currículo

    Engenharia Química

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Experiência em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Fundamentação Técnico-Científica

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Assistente de Análises Químicas e Controle de Qualidade

    • C3

      Assistente de Projetos de Tratamento de Efluentes e de Gerenciamento Ambiental

    • C4

      Assistente de Desenvolvimento de Processos Químicos Industriais

  • 9º e 10º semestre

    Currículo

    Engenharia Química

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Desenvolvimento de projetos

    • icon

      Experiência em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Fundamentação Técnico-Científica

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Assistente de Análises Químicas e Controle de Qualidade

    • C3

      Assistente de Projetos de Tratamento de Efluentes e de Gerenciamento Ambiental

    • C4

      Assistente de Desenvolvimento de Processos Químicos Industriais

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

A Engenharia Química é diversa e proporciona a atuação

em praticamente todas as áreas da economia

A Engenharia Química é universal. Por isso, o campo profissional é amplo. As oportunidades estão em setores como petroquímico, metal-mecânico, tintas, borrachas, polímeros, têxtil, cerâmico, saneamento ambiental, farmacêutico, biotecnologia, nanotecnologias, energias renováveis, coureiro e alimentos.

Nessas áreas, o engenheiro químico pode exercer papel de liderança na definição de processos químicos e instalações industriais, pesquisar novos produtos e materiais, propondo mudanças e inovações que possibilitam ganho de escala e qualidade e aprimoramento de sistemas e equipamentos.

A carreira acadêmica e concursos na área de perito e Química Forense também são possibilidades. Os Institutos Tecnológicos da Unisinos oferecem oportunidades de iniciação científica para quem deseja seguir a carreira acadêmica, após a conclusão da graduação.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


JANICE DA SILVA

É pesquisadora do Grupo de Saneamento Ambiental da Unisinos e pesquisadora associada do Instituto Tecnológico em Ensaios e Segurança Funcional (iTT Fuse).Tem experiência na área de tecnologia de biomassa, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, pirólise, biomassa, adsorventes, química analítica e alimentos. É graduada em Química Industrial, mestre em Química e doutora em Engenharia. Todas titulações obtidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - ramal 1712

Atendimento:
Segundas-feiras, das 14h às 18h30.
Terças-feiras, das 14h às 18h30.
Quartas-feiras, das 17h15 às 18h30.
Quintas-feiras, das 17h15 às 18h30.
Sextas-feiras, das 9h às 12h.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.


Conheça alguns dos professores:



Paulo Ricardo Santos da Silva

Doutor em Engenharia Química

Engenheiro químico com 15 anos de experiência profissional. Atua no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, onde realiza um trabalho de avaliação de desempenho ambiental de empresas de diversos segmentos industriais. Para tanto, graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tornou-se especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas. Também pela UFRGS, é mestre em Engenharia de Produção e doutor em Engenharia Química. Na Unisinos, atua como docente há 8 anos em atividades acadêmicas de análise e simulação de processos industriais, análise energética de processos e operações unitárias.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando Serenotti

Doutor em Engenharia Química

Fernando, além de professor, é consultor técnico em engenharia e meio ambiente e atuante em temas como gerenciamento ambiental, spirulina máxima, cinética de secagem, planejamento e produção mais limpa. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Opções de Financiamento

Já está na graduação? Saiba como migrar para o novo modelo.

Notícias da Escola Politécnica

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: