Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais

No curso de Engenharia de Materiais você tem um aprendizado multidisciplinar para ser capaz de inovar e transformar diversos segmentos da indústria

Bacharelado

  • TURNO

    Noturno

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

  • AVALIAÇÃO

    Este curso tem
    5 CC de acordo com o MEC

  • INVESTIMENTO

    CONFIRA A TABELA

REGISTRE SEU INTERESSE

SOBRE O CURSO

Aprender para transformar

Na faculdade de Engenharia de Materiais da Unisinos você aprende sobre os princípios básicos da área e conhece a estrutura, as propriedades e as aplicações de diversos tipos de materiais, como metais, borrachas, plásticos, cerâmicos, semicondutores e tantos outros. Por conta dessa diversidade, você tem uma formação multidisciplinar, que habilita a atuar na pesquisa, produção, seleção e gerenciamento do desenvolvimento de materiais, processos e produtos.

Ao longo da sua trajetória na Unisinos, você constrói conhecimento com muita prática em laboratórios, tanto na universidade quanto em instituições parceiras, como o Instituto Senai ISI Engenharia de Polímeros. Junto ao campus, o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) também é parceiro do curso e proporciona proximidade com o mercado de trabalho.

Para você entender como o curso é muito próximo da realidade do mercado, confira esse exemplo. Um trabalho da disciplina de Materiais Poliméricos II foi testado no Campus Porto Alegre, em parceria com o curso de Design, e seu resultado foi levado para um congresso em nível nacional. Qual era o trabalho? Duas alunas de Engenharia de Materiais desenvolveram um material para ser utilizado em impressão 3D feito a partir de sacolinhas plásticas.

Por isso que você tem uma formação multidisciplinar: para relacionar vários conhecimentos e inovar.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Mecânica de Solos 

Laboratório de Metalurgia Física 

Laboratório de Ensaios Mecânicos

Laboratório de Química

Laboratório de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte

Laboratório de Caracterização e Valorização de Materiais 

Laboratório de Microscopia 

Laboratório de Hidraulica

Laboratório de Máquinas Elétricas 

Laboratório de Processamento de Polímeros 

Laboratório de Motores, Combustíveis e Combustão 

Laboratório de Análise Ambiental 

i-Matéria - FabLab

Laboratório de Materiais de Construção Civil 

Laboratório de Metrologia

Laboratório de Soldagem

Laboratório de Fundição e Areias 

Laboratório de Eletrotécnica e Instalações Elétricas 

Laboratório de Física 

Laboratório de Informática

Sala Conecta

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Auditórios

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de Workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O que você vai aprender

A Unisinos oferece contato com a realidade do mercado através dos institutos vinculados à universidade e em laboratórios modernos e bem equipados

A graduação em Engenharia de Materiais da Unisinos é dividida em quatro áreas de conhecimento em materiais. Nelas, você aprende sobre princípios básicos que sustentam a Engenharia de Materiais e as tendências atuais, como os materiais funcionais, também conhecidos como materiais especiais ou avançados, além dos materiais convencionais (metais, polímeros e cerâmicos).

Você também entende as atividades que englobam pesquisa, produção, seleção e gerenciamento do desenvolvimento de materiais, processos e produtos, correlacionando a estrutura com as propriedades e possibilitando processos de inovação.

Em espaços como o itt Chip, vinculado à Unisinos e que possibilita aos alunos o ingresso por meio de projetos de iniciação científica, você pode acompanhar experimentos e realizar o seus próprios testes durante experiências de aprendizagem.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

São muitos os setores que demandam o conhecimento e as competências do Engenheiro de Materiais.

Os caminhos que você pode seguir após concluir a graduação em Engenharia de Materiais são vários, em setores como metal-mecânico, siderúrgico, automobilístico, plástico e borracha, biomateriais, aeronáutico, naval, petroquímico, farmacêutico, agroindústria, indústria de alimentos, têxtil e de materiais cerâmicos, além da indústria de produtos eletrônicos e nanomateriais, em forte crescimento no Brasil.

Na fabricação de papel, por exemplo, você pode atuar em vários estágios da cadeia, como em melhorias e aprimoramento do processo de transformação da celulose em papel ou no processamento e aproveitamento da biomassa gerada a partir dos resíduos de madeira. Em cada estágio que envolve transformação e aproveitamento de material você pode atuar de forma inovadora e transformadora.

A Unisinos também oferece oportunidades para quem deseja atuar nos Institutos Tecnológicos vinculados à universidade.

Projetos parceiros

Projeto Semicondutores: Unisinos – Brasil e Coréia do Sul

Parceria com Senai - CETEPO

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


TATIANA ROCHA

Doutorado em Ciências dos Materiais

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - ramal 1644

Atendimento:
Segundas-feiras, das 14h às 17h.
Terças-feiras, das 14h às 17h.
Quartas-feiras, das 14h às 17h.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Seja qual for o seu objetivo, o Extravestibular tem a opção certa para você.

Conheça as opções de Bolsas e Créditos Universitários.

Notícias da Escola Politécnica