Descrição: Este projeto de pesquisa visa não apenas abordar temas que apresentam relevânciado ponto de vista científico, mas também fornecer uma contribuição para a sociedade.Esse benefício social será dado através de desenvolvimento de tecnologias com possibilidade de aplicação pelas populações das cidades, a partir da implementação doconceito de cidades inteligentes. Do ponto de vista puramente científico, os problemas abordados neste projeto depesquisa apresentam significante relevância, tendo correlação com áreas, como inteligência artificial, redes de computadores, projeto de algoritmos eBig Data. Ademais,as soluções a serem desenvolvidas apresentam diversas aplicações nos mais diversosdomínios, incluindo redes de sensores sem fio aplicadas a serviços de saúde e indústria4.0, dentre outros.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1).

Integrantes: Jorge Luis Victória Barbosa – Integrante / Rodrigo da Rosa Righi – Integrante / Kleinner Silva Farias de Oliveira – Integrante / Edison Pignaton de Freitas – Integrante / Rafael Kunst – Coordenador / Gabriel de Oliveira Ramos – Integrante / Jovani Dalzochio – Integrante / Luis Antonio Leite Francisco da Costa – Integrante / Jorgito Matiuzzi Stocchero – Integrante / Alessandro Improta – Integrante / Magnus Jonsson – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Auxílio financeiro.