Descrição: A sepse é uma resposta patológica sistêmica a uma infecção associada a disfunção de órgãos. Estima-se 751.000 casos ao ano (dados americanos) e no Brasil a doença apresenta 55,7% de mortalidade. (FINFER; MACHADO, 2016). Em 2002 a Surviving Sepse Campaing (SSC) uma organização liderada pela Society of Critical Care Medicine e pela European Society of Intensive Care Medicine, lançou uma campanha para reduzir a mortalidade da sepse que é estruturada em sete pilares, e dentre esses está a melhora do diagnóstico e reconhecimento precoce da sepse. Diversos são os modelos desenvolvidos para tentar predizer o desenvolvimento desta doença, entretanto, raramente abordam pacientes oriundos de emergências. (ROSENQVIST et al., 2017). É bem estabelecido pela literatura que as primeiras horas são determinantes no prognóstico, o tratamento iniciado nas primeiras horas tem impacto positivo na redução da mortalidade. (GAIESKI et al., 2010). Nesse âmbito, o presente projeto propõe uma modelagem semântica dos dados coletados na USA – Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para geração de modelos que possam ajudar a predizer a sepse no contexto do atendimento de urgência e emergência. O uso de ontologias permite a definição de um vocabulário comum com a possibilidade de uma correlação semântica entre os dados armazenados, de forma a permitir a interoperabilidade entre diferentes sistemas. Esse vocabulário será definido de acordo com o padrão OpenEHR, garantindo também a interoperabilidade universal dos dados eletrônicos armazenados. Resultados esperados para esse projeto são: a) desenvolvimento de um modelo de predição de sepse que segue determinações previstas pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) e pela Surviving Sepsis Campaig (SSC); b) se os pacientes com sepse podem apresentar uma ou mais disfunções orgânicas e que, quando não tratados em tempo, evoluem invariavelmente para a morte. O projeto será desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Porto Alegre através do SAMU. O produto final será disponibilizado aos parceiros envolvidos e visa auxiliar os profissionais no diagnóstico precoce da sepse.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1).

Integrantes: Cristiano André da Costa – Integrante / Denise Bandeira da Silva – Integrante / Sandro José Rigo – Integrante / Rodrigo da Rosa Righi – Integrante / Priscila Schmidt Lora – Coordenador / Karin Viegas – Integrante / Carine Machado Fonseca – Integrante / Rosane Mortari Ciconet – Integrante / Leticia Model – Integrante.