Projeto certificado pela empresa HT Micron Semicondutores em 18/09/2018.
Descrição: Manter uma sala para fabricação de semicondutores em operação tem um custo muito elevado. Somente o custo de operação do sistema de ar condicionado de uma sala limpa classe ISO 6 (classe 1000) chega a ser 50 vezes mais elevado do que o custo de operação de um sistema de ar condicionado para escritórios, por exemplo. Nesse contexto, o projeto tem foco em como será a conexão dos equipamentos e sensores de Internet das Coisas à internet de forma confiável e o uso de técnicas preditivas para eliminar paradas não programadas e reduzir os custos de operação e de manutenção. A ideia é desenvolver um sistema para monitorar remotamente variáveis críticas em equipamentos de produção e facilidades eletromecânicas de salas limpas para microeletrônica aplicando internet das coisas (Industrial Internet of Things ? IioT). Ainda, busca-se detectar variações ou mudanças de comportamento que possam indicar problemas de operação ou manutenção permitindo atuar preventivamente na correção dos mesmos evitando paradas e reduzindo os custos. Ainda, o projeto também contempla questões como consumo energético e tratamento da vibração de equipamentos. Por fim, o projeto também almeja formar mão de obra especializada em manutenção de equipamento e infraestrutura de salas limpas para microeletrônica e IoT. Projeto com Empresa HT Micron Semicondutores.

Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2).

Integrantes: Cristiano André da Costa – Integrante / Rodrigo da Rosa Righi – Coordenador / Celso Peter – Integrante / Gustavo Pessin – Integrante / Giovani Pesenti – Integrante / Guiherme G. Weigert – Integrante / Frâncio Rodrigues – Integrante / Renan Martins – Integrante / Eduardo Silveira da Trindade – Integrante / Fernanda Schafer Tesch da Silva – Integrante / Miromar José de Lima – Integrante / Cesar Crovato – Integrante / Rodrigo Mejia – Integrante / Sandro Binsfeld – Integrante.
Financiador(es): HT Micron Semicondutores – Remuneração.