Descrição: Com o crescente aumento do consumo de cervejas artesanais no Brasil surge a necessidade de cada vez mais de estudar o procedimento de fabricação de cerveja sob um olhar acadêmico, contemplando várias áreas nas suas etapas de fabricação. No Brasil, são várias as universidades que estão envolvidas em estudos do processo de obtenção da bebida em diferentes áreas do conhecimento, tais como ciências biológicas, engenharias, nutrição, agronomia, etc. Como consequência desse cenário, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado têm sido desenvolvidos, inserindo soluções em todas as etapas do processo. O objetivo deste projeto é o de propor a construção de um laboratório de ensaios de produção de cerveja artesanal que contemple estudos em toda a cadeia produtiva, ou seja, que estimule o agronegócio desde a produção de insumos, até logística de distribuição. Tal projeto pode envolver, portanto, a comunidade acadêmica, a comunidade local e regional com cursos de extensão, a indústria e a agricultura.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1).

Integrantes: Rafael Kunst – Integrante / Charles Rech – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Auxílio financeiro.