Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo da Rosa Righi em 09/01/2018.

Descrição: O projeto de pesquisa é interdisciplinar, sendo inserido no escopo da computação paralela e distribuída, em conjunto com demandas de alto desempenho provenientes do campo da biologia. A ideia principal é que a pesquisa proponha algoritmos e uma nova arquitetura para executar programas de biologia com altos requerimentos de CPU e E/S (Entrada/Saída) com o suporte de elasticidade em nuvem. Em parti- cular, o proponente e a equipe técnica estão observando o fato de como executar de forma mais rápida e com melhor aproveitamento de recursos computacionais, problemas que dizem respeito a pragas agrícolas nas lavouras do estado do Rio Grande do Sul. Quanto a elasticidade, ela é, sem dúvida, uma das características mais marcantes da computação em nuvem, sendo um diferencial desse tipo de sistema distribuído em relação a outros, como grades computacionais e peer-to-peer. O presente projeto une esforços de dois Programas de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Computação Aplicada e Biologia, buscando benefícios e avanços: (i) na computação, com novos modelos, arquitetura e algoritmos de elasticidade em nuvem, mesclando várias métricas e as modalidades vertical (redimensionamento de máquina virtual) e ho- rizontal (instanciação e consolidação de máquinas virtuais); (ii) na biologia, possibilitando novos estudos genéticos das pragas agrícolas em um tempo de realização aceitável. Por fim, os resultados do projeto se- rão publicados em artigos científicos e disponibilizados na página Web do projeto, podendo contribuir para melhores rendimentos em novas plantações no estado do Rio Grande do Sul.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2).

Integrantes: Cristiano André da Costa – Integrante / Rodrigo da Rosa Righi – Coordenador / Vinicius Facco Rodrigues – Integrante / Márcio Miguel Gomes – Integrante / Mateus Rauback Albin – Integrante / Victor Hugo Valiati – Integrante / Mário Josias Müller – Integrante / Guilherme Pinto Cauduro – Integrante / Tiago Falcón Lopes – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Auxílio financeiro.