Descrição: O estresse é uma reação natural do organismo, porém o estresse crônico está associado a diversas doenças físicas e mentais. Diante de situações estressoras, o organismo tem uma resposta de luta ou fuga para aumentar as chances de sobrevivência, gerando reações biológicas, fisiológicas e psicológicas. Sensores de sinais fisiológicos são capazes de captar aspectos físicos que evidenciam o estresse, possibilitando sua identificação e interpretação. Os recentes avanços na área de sensores vestíveis, as abordagens de Inteligência Artificial para classificação de padrões em sinais e as melhorias de capacidade dos dispositivos móveis são considerados como aspectos promissores quanto ao apoio que podem proporcionar para as abordagens de Terapias Comportamentais que tratam de mitigar os efeitos do estresse. Em especial é beneficiada a abordagem conhecida como biofeedback, que se caracteriza por utilizar sensores para apoiar os pacientes na identificação de situações de atenção devido ao estresse, promovendo assim melhorias de saúde. Tendo em vista esses aspectos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver e buscar evidências de validade de um dispositivo vestível para apoiar ações de biofeedback na avaliação e tratamento de estresse. Serão avaliados o estado da arte e tendências na área de sensores vestíveis e de abordagens de Inteligência Artificial para classificação de sinais. Serão realizados estudos com delineamento quase experimental de medidas repetidas, com base no experimento Trier Social Stress Test, a fim de verificar os níveis de estresse com a utilização de medidas já validadas e compor uma base de dados anotada com as medidas fisiológicas juntamente com a sua classificação do estado emocional. A partir desta base de dados serão realizados estudos com abordagens de aprendizado de máquina e de aprendizado profundo, com a finalidade de geração de modelos de classificação de padrões. De forma complementar, serão desenvolvidas aplicações baseadas em dispositivos móveis para proporcionar a interação de pacientes com dispositivos vestíveis e a detecção online de padrões, seguida pela sugestão de intervenções psicológicas. As principais contribuições promovidas pelo desenvolvimento deste projeto serão observadas no estudo de sensores vestíveis, na classificação de sinais fisiológicos e no desenvolvimento de plataformas de monitoramento e intervenção baseadas em sensores vestíveis e dispositivos móveis. O projeto adota uma abordagem interdisciplinar, que considera o aporte de conhecimento das áreas da Psicologia, Física biomédica, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. O presente projeto irá contribuir com a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para avaliação e intervenção em estresse, campo de interesse para a saúde pública. Colaboração Unisinos e FAU (Alemanha).

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Cristiano André da Costa – Integrante / Sandro José Rigo – Coordenador / Elisa Kern de Castro – Integrante / Rodrigo Marques Figueiredo – Integrante / Nikolas Rohleder – Integrante / Robert Richer – Integrante.

Financiador(es): Bayerische Hochschulzentrum für Lateinamerika – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Auxílio financeiro.