O NAE, como é conhecido o Núcleo, promove e qualifica a intervenção institucional no acolhimento, atendimento e identificação de problemas relacionados a dificuldades psicossociais, didático-pedagógicas socioeconômicas, de acessibilidade, de saúde e bem-estar . Auxilia os alunos na conscientização de seus problemas ou necessidades e orienta na busca de soluções.

Além disso, facilita o acesso de alunos a programas e serviços institucionais de atendimento e promove ações educativas, para capacitação e desenvolvimento de competências. Agende seu atendimento pelo e-mail assistencia@unisinos.br

Contato

Núcleo de Assistência Estudantil - NAE
Localizado junto ao Atendimento Unisinos (centro comunitário), em São Leopoldo
Fone: 51 3591-1122. Ramais: 4107, 4103 e 4117.

Horário de atendimento:
Segunda-feira: das 8h30 às 22h
Terça-feira: das 8h30 às 22h
Quarta-feira: das 8h30 às 21h
Quinta-feira: das 8h30 às 22h
Sexta-feira: das 8h30 às 22h
E-mail: assistencia@unisinos.br

 

Núcleo de Assistência Estudantil

  • Atendimentos campus Porto Alegre e polos EAD

    Acolhimento, orientação e encaminhamentos e aos alunos em suas diversas necessidades.

    Como participar: Os atendimentos ocorrem preferencialmente por meio de agendamento, durante o ano todo. 

  • Atendimentos especiais: psicológicos e sociais

    Acolhimento, orientação e encaminhamentos e aos alunos em suas diversas necessidades.

    Como participar: Os atendimentos ocorrem preferencialmente por meio de agendamento, durante o ano todo. Entre em contato e agende.

  • Cancelamento de matrícula por motivos de saúde

    Alunos com problemas de saúde que os impeçam de continuar as atividades acadêmicas podem pedir cancelamento por motivo de saúde. As assistentes sociais realizam entrevista e análise dos atestados, emitindo parecer social sobre a situação.

    Como solicitar: Faça seu pedido no Atendimento Unisinos, apresentando atestados médicos, de acordo com o Guia do Aluno.

  • Curso de Educação Previdenciária

    Curso de formação profissional e complementar (extensão), voltado para diversos públicos, no qual o INSS esclarece todos os benefícios e demais funcionalidades da Previdência Social.

    Como participar: Inscreva-se gratuitamente no curso, que ocorre uma vez ao ano. Entre em contato com o NAE para consultar data da próxima turma.

  • Grupo TCCendo sem Estresse

    Este projeto tem como objetivo propiciar aos alunos nos semestres finais da graduação, um espaço de acolhimento e encaminhamento de suas dificuldades acadêmicas que possam causar stress.

  • Pessoas com deficiência

    Atendimento aos alunos com todos os tipos de deficiência, em todos os níveis acadêmicos.

    Como participar: Os atendimentos ocorrem por meio de agendamento, durante o ano todo.

  • Programa Vida Livre

    Vida Livre é o programa da Unisinos que atua na orientação e prevenção sobre o uso de drogas dentro do campus.

    Como participar: Participe do programa conversando com os profissionais que atuam no Núcleo de Assistência Estudantil.

  • Inclusão e Necessidades Especiais em todos os níveis acadêmicos

    Acompanhamento processos seletivos: contato com os candidatos que se identifiquem como PcD, para verificar as necessidades de adaptação, seja de material didático ou infraestrutura.

    Acompanhamento do aluno PcD matriculado: comunicação com os professores e coordenação de curso para apresentação do portfólio do aluno, com as informações necessários para o acompanhamento acadêmico, bem como, adaptações de infraestrutura que se fazem necessárias.

    Apoio temporário de deslocamento no campus: mediante comprovação médica, disponibilizamos o serviço de deslocamento, conforme a necessidade do aluno no campus. A solicitação será analisada em até dois dias úteis.

    Como solicitar: preencha o formulário e encaminhe para assistencia@unisinos.br, junto com o atestado médico que comprove a necessidade e tempo da utilização do serviço.

  • Seguro de acidentes pessoais para alunos

    O objetivo do seguro é garantir ao aluno beneficiário, matriculado no curso de graduação uma indenização nas seguintes situações: Morte Acidental (MA), Invalidez Permanente Parcial ou Total por Acidente (IPA) e Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas por Acidente (DMHO). O seguro é previsto durante 24h do dia, 7 dias por semana.

    Em caso de sinistro, o aluno ou familiar deverá informar obrigatoriamente o acorrido por telefone (51) 3591-1122 – ramal: 4107 ou pelo e-mail: assistencia@unisinos.br, para saber os documentos necessários a serem providenciados. Posteriormente, deve ser agendado horário com a Assistente Social para atendimento e entrega da documentação solicitada.

  • UniDiversidade

    O UniDiversidade – Rede de Estudo e Debate sobre diversidade LGBTQ+ é uma iniciativa com o objetivo de reunir integrantes de toda a comunidade acadêmica da Unisinos, sejam estudantes, egressos, colaboradores, professores ou pesquisadores, com interesse no debate em relação a orientação sexual e identidade de gênero. O propósito da iniciativa é permitir diálogo aberto sobre esta pauta social e assuntos relacionados a interessados, sejam eles LGBTQ+ ou não, partir de pesquisa acadêmica, experiências pessoais, manifestações artísticas, eventos temáticos, produção de conteúdo em formato diverso e outras atividades.

    O Ethos do UniDiversidade se constitui a partir de dois pilares: o acolhimento e o compartilhamento de conhecimento. A partir do acolhimento, a rede apresenta-se como um ambiente para recepção de membros da comunidade acadêmica que queiram dialogar sobre o espaço de pessoas LGBTQ+ em sociedade e cultura. O acolhimento também se dá no sentido de ser um ambiente seguro para manifestação de problemas gerados pela intolerância em relação a orientação sexual e identidade de gênero dentro e fora da Universidade.

    No que se refere ao compartilhamento de conhecimento, o UniDiversidade tem a missão de contribuir para a disseminação do conhecimento gerado a partir de pesquisa acadêmica na Unisinos sobre a pauta LGBTQ+ em perspectiva multidisciplinar. São diversos os esforços de estudantes, professores e pesquisadores na produção de conhecimento em relação à diversidade sexual e de identidade de gênero na Universidade, e a rede busca conectar estas pessoas e articular interesses convergentes, bem como promover a socialização de resultados.

    Objetivos e Missão do UniDiversidade

    • Criar e fortalecer o diálogo em relação a diversidade sexual e de identidade de gênero na Universidade;
    • Prestar suporte à comunidade acadêmica para assegurar que não ocorram episódios de intolerância em relação à orientação sexual e identidade de gênero;
    • Contribuir para a articulação de pessoas interessadas em pesquisa acadêmica sobre diversidade LGBTQ+, bem como estimular o desenvolvimento destas pesquisas;
    • Buscar representatividade no contexto universidade e garantia do espaço de fala;
    • Acolher novos integrantes da comunidade acadêmica LGBTQ+.

    Visão

    Tornar-se o grupo referência de apoio a inclusão da diversidade na Unisinos, desenvolvendo-se em demais pilares da diversidade além da LGBTQ+.

    Contato

    »Acesse a página do UniDiversidade no Facebook

     


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades