O NAE, como é conhecido o Núcleo, promove e qualifica a intervenção institucional no acolhimento, atendimento e identificação de problemas relacionados a dificuldades psicossociais, didático-pedagógicas socioeconômicas, de acessibilidade, de saúde e bem-estar . Auxilia os alunos na conscientização de seus problemas ou necessidades e orienta na busca de soluções.

Além disso, facilita o acesso de alunos a programas e serviços institucionais de atendimento e promove ações educativas, para capacitação e desenvolvimento de competências.

Núcleo de Assistência Estudantil - NAE
Localizado junto ao Atendimento Unisinos (centro comunitário), em São Leopoldo
Fone: 51 3591-1122. Ramais: 4107, 4103 e 4117.

Horário de atendimento:
Segunda-feira: das 8h as 22h
Terça-feira: das 8h as 19h
Quarta-feira: das 8h as 19h
Quinta-feira: das 8h as 22h
Sexta-feira: das 8h as 18h
E-mail: assistencia@unisinos.br

Núcleo de Assistência Estudantil

• Atendimentos campus Porto Alegre e polos EAD

Acolhimento, orientação e encaminhamentos e aos alunos em suas diversas necessidades.

• Atendimentos especiais: psicológicos e sociais

Como participar: Os atendimentos ocorrem preferencialmente por meio de agendamento, durante o ano todo. Entre em contato e agende.

• Cancelamento de matrícula por motivos de saúde

Alunos com problemas de saúde que os impeçam de continuar as atividades acadêmicas podem pedir cancelamento por motivo de saúde. As assistentes sociais realizam entrevista e análise dos atestados, emitindo parecer social sobre a situação.

Como solicitar: Faça seu pedido no Atendimento Unisinos, apresentando atestados médicos, de acordo com o Guia do Aluno.

• Curso de Educação Previdenciária

Curso de formação profissional e complementar (extensão), voltado para diversos públicos, no qual o INSS esclarece todos os benefícios e demais funcionalidades da Previdência Social.

Como participar: Inscreva-se gratuitamente no curso, que ocorre uma vez ao ano. Entre em contato com o NAE para consultar data da próxima turma.

• Grupo TCCendo sem Estresse

Este projeto tem como objetivo propiciar aos alunos nos semestres finais da graduação, um espaço de acolhimento e encaminhamento de suas dificuldades acadêmicas que possam causar stress.

• Laboratório Adaptado de Informática - LAI

Laboratório no campus São Leopoldo voltado para alunos com deficiência visual, cegos, ou visão subnormal. Realiza ainda, adaptação de materiais pedagógicos.

Como participar: Alunos que frequentam o Laboratório Adaptado de Informática têm atendimento e auxílio de acordo com a sua necessidade. O LAI está localizado no primeiro andar do prédio da Biblioteca.

Segunda-feira: das 8h as 12h e 14 as 19
    Terça-feira: das 14h as 22h
    Quarta-feira: das 8h ao 12h e 17h as 22h
    Quinta-feira: das 14h as 22h
    Sexta-feira: das 14h as 18h

Fone: 51 3591-1122 - ramal: 4119

• Pessoas com deficiência

Atendimento aos alunos com todos os tipos de deficiência, em todos os níveis acadêmicos.

Como participar: Os atendimentos ocorrem por meio de agendamento, durante o ano todo.

• Programa Vida Livre

Vida Livre é o programa da Unisinos que atua na orientação e prevenção sobre o uso de drogas dentro do campus.

Como participar: Participe do programa conversando com os profissionais que atuam no Núcleo de Assistência Estudantil.

• Inclusão e Necessidades Especiais em todos os níveis acadêmicos

Acompanhamento processos seletivos: contato com os candidatos que se identifiquem como PcD, para verificar as necessidades de adaptação, seja de material didático ou infraestrutura.

Acompanhamento do aluno PcD matriculado: comunicação com os professores e coordenação de curso para apresentação do portfólio do aluno, com as informações necessários para o acompanhamento acadêmico, bem como, adaptações de infraestrutura que se fazem necessárias.

Apoio temporário de deslocamento no campus: mediante comprovação médica, disponibilizamos o serviço de deslocamento, conforme a necessidade do aluno no campus.

Como solicitar: preencha o formulário e encaminhe para assistencia@unisinos.br, junto com o atestado médico que comprove a necessidade e tempo da utilização do serviço.

• Seguro de acidentes pessoais para alunos

O objetivo do seguro é garantir ao aluno beneficiário, matriculado no curso de graduação uma indenização nas seguintes situações: Morte Acidental (MA), Invalidez Permanente Parcial ou Total por Acidente (IPA) e Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas por Acidente (DMHO). O seguro é previsto durante 24h do dia, 7 dias por semana.

Em caso de sinistro, o aluno ou familiar deverá informar obrigatoriamente o acorrido por telefone (51) 3591-1122 – ramal: 4107 ou pelo e-mail: assistencia@unisinos.br, para saber os documentos necessários a serem providenciados. Posteriormente, deve ser agendado horário com a Assistente Social para atendimento e entrega da documentação solicitada.