Como fomentar o empreendedorismo e a inovação de modo a gerar um contínuo desenvolvimento social? Foi com esse desafio em mente que a Escola de Gestão e Negócios (EGN) e o Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (TecnoSociais) se uniram para criar o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Social (NEIS), um projeto que conta com o apoio da Porticus. 

O NEIS apresenta como visão, até 2025, ser um núcleo de referência nacional em inovação social e como missão promover o empreendedorismo, a inovação e a gestão para o desenvolvimento social, no contexto local, por meio de três eixos:

Eduação

O NEIS prevê a oferta de cursos, eventos, oficinas e palestras para pessoas que desejam desenvolver competências em gestão de projetos social. Assegurando, assim, a formação de lideranças empreendedoras e inovadoras que desenvolverão um papel de protagonistas das mudanças que irão acontecer em suas vidas e em suas comunidades.

Capacitações

» Curso de Extensão EAD Empreendedorismo e Coaching de Carreira

» Curso de Extensão EAD Empreendedorismo e Coaching de Carreira

» Curso de Extensão EAD Empreendedorismo e Coaching de Carreira

 

Projetos desenvolvidos em sala de aula

» Curso de Extensão EAD Empreendedorismo e Coaching de Carreira

» Curso de Extensão EAD Empreendedorismo e Coaching de Carreira

» Curso de Extensão EAD Empreendedorismo e Coaching de Carreira

Intervenção

Em parceria com outros projetos o NEIS realiza projetos de assessoria que buscam o desenvolvimento e a emancipação dos empreendimentos incubados e seus sujeitos.

» Conheça o Tecnosociais

» Confira o Prêmio Roser

Pesquisa e Ação

O foco na pesquisa torna o NEIS um espaço propício para: desenvolver projetos de pesquisa sobre o estado da arte em empreendedorismo, inovação e competências em gestão social que possibilitem a identificação de melhores práticas de Gestão Social; consolidar uma rede de colaboração para pesquisa e ação em empreendedorismo, inovação e competências em gestão social com ênfase nas relações Sul-Sul; gerar um banco de dados sobre iniciativas de empreendimentos sociais em escala global. 

» Conheça o GESMAC

Parceiros

Conheça os parceiros deste curso:
  •  Gad
  •  Melissa
  •  Melnick Even
  •  Mor

Em 2014, se forma na Escola de Gestão e Negócios, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) que é uma iniciativa que visa ao fomento pró-empreendedorismo, ao consolidar práticas e experiências oriundas do Eixo de Empreendedorismo e Inovação da Graduação; institucionalizar tais práticas em todos os níveis da Universidade; atingir e sensibilizar a comunidade para empreender e inovar; e contribuir para o desenvolvimento regional. 

O Núcleo tem como negócio a “Educação para o Empreendedorismo e a Inovação” e se concentra nas seguintes atividades: Educação para o empreendedorismo e a inovação (E&I); Mobilização e sensibilização pró-empreendedorismo e inovação; Assessorias e consultorias para empreendedores, em projetos e novos negócios; Formação e desenvolvimento de empreendedores e inovadores; Pesquisa nas áreas de E&I.

A Unisinos, através da Escola de Gestão e Negócios, priorizou como uma das trilhas de desenvolvimento dos cursos de gestão a formação de empreendores/inovadores, capazes de transformar a realidade socioeconômica. Para tanto foram estabelecidos dois núcleos: Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) e  Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Social (NEIS), que visam articular o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Social - NEIS

Missão: Promover empreendedorismo, inovação e gestão social para o desenvolvimento sustentável, no contexto local, por meio da formação de pessoas, pesquisa, assessoria e projetos aplicados.

Visão: Ser um núcleo de referência internacional em empreendedorismo, inovação e gestão social para o desenvolvimento sustentável local, por meio da formação de lideranças, da pesquisa e de projetos inovadores.

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação - NEI

Missão: Educar para empreender e inovar, mobilizando saberes para transformar o indivíduo e a realidade social.

Visão: Ser um núcleo referência na América Latina em educação para o empreendedorismo e inovação, com vistas a desenvolver e transformar a sociedade

Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Vestibulum tortor quam, feugiat vitae, ultricies eget, tempor sit amet, ante. Donec eu libero sit amet quam egestas semper. Aenean ultricies mi vitae est. Mauris placerat eleifend leo. Quisque sit amet est et sapien ullamcorper pharetra. Vestibulum erat wisi, condimentum sed, commodo vitae, ornare sit amet, wisi.

Neis

Mission: To foster entrepreneurship, innovation and social enterprises aiming at sustainable development in the local context, through training, research, consultancy and applied projects.

Vision: To be an international reference center for entrepreneurship, innovation and social enterprises aiming at local sustainable development, through leadership training, research and innovative projects.

Nei

Texto de apresentação sobre o Nei - em inglês

Aenean fermentum, elit eget tincidunt condimentum, eros ipsum rutrum orci, sagittis tempus lacus enim ac dui. Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus, tortor neque egestas augue, eu vulputate magna eros eu erat. Aliquam erat volutpat. Nam dui mi, tincidunt quis, accumsan porttitor, facilisis luctus, metus