Pós Graduação Unisinos - ARQUITETURA E URBANISMO - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Profissional

ARQUITETURA E URBANISMO

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Sextas-feiras e Sábados.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 4

Apresentação

O Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos tem por objetivo constituir-se em espaço de formação de profissionais e pesquisadores de diferentes campos, no escopo da Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, a partir da articulação entre ensino, pesquisa e extensão pautada nos conceitos de sustentabilidade, tecnologia, inovação e desempenho. Assim como, contribuir para a produção científica, reflexão crítica e atuação prática em torno das temáticas expressas nas linhas de atuação cidades e edificações, como forma de avançar na investigação qualificada em Arquitetura e Urbanismo.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Coordenação do Curso


André de Souza Silva

DESCRIÇÃO

E-mail: silandre@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1722

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1660

Email: mparq@unisinos.br

Área de concentração: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo

No debate urbano e arquitetônico contemporâneo, os principais desafios Socioespaciais dizem respeito a qualidade e ao desempenho da produção de ambientes construídos em diferentes escalas, desde a edificação até a cidade. Neste sentido, em parceria com institutos de pesquisa e empresas, as linhas de atuação cidades e edificações potencializam a produção qualificada de pesquisas aplicadas centradas em inovação, tecnologia e sustentabilidade. 

Imagem da Área de concentração

Linhas de atuação

Planejamento urbano e dinâmica espacial. Visa o aprofundamento em questões contemporâneas das transformações das cidades com base na fundamentação conceitual, teórica, metodológica e instrumental, desde a escala regional até a intra-urbana. Possui característica multidisciplinar com diferentes áreas do conhecimento como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Administração, Direito, Economia, Geografia, Informática, dentre outras. Aborda temáticas centradas em estudos da dinâmica espacial que envolvam processos criativos, inovadores e tecnológicos, capazes de contribuir para a gestão e o planejamento de cidades com sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.

Projeto e tecnologia no ambiente construído. Aborda como soluções tecnológicas, em processos de projeto e em metodologias inovadoras, podem contribuir para a qualificação e sustentabilidade do ambiente construído. As pesquisas desenvolvidas nesta linha dão protagonismo a concepção de projetos de edificações, com estudos de suas etapas, bem como do planejamento e processos de construções que visem o desempenho adequado de um ambiente construído sustentável. Desse modo, as temáticas se ampliam com pesquisa aplicada associada a certificações para construções, processos de racionalização de projeto, industrialização e sistemas inteligentes, eficiência energética de edifícios, materiais e tecnologias construtivas, análises econômico-financeiras e conforto térmico, lumínico e acústico nas edificações. Em síntese, a linha Projeto e Tecnologia no Ambiente Construído pode ser compreendida pela condução do projeto arquitetônico e sua materialização com o apoio de ferramentas tecnológicas contemporâneas, com abrangência em suas etapas, atores e metodologias de análise de desempenho em prol da sustentabilidade e qualificação do ambiente construído.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias - (06 créditos) keyboard_arrow_down

- Introdução à Arquitetura Sustentável (03 créditos)
- Seminário de Pesquisa (03 créditos)

Disciplinas Optativas - Linha de pesquisa: Cidades (18 créditos) keyboard_arrow_down

- Os Territórios das Cidades (03 créditos)
- Gestão Ambiental Urbana (03 créditos)
- Patrimônio Ambiental Urbano e Sustentabilidade (03 créditos)
- Projeto e Parcelamento Urbano Sustentável (03 créditos)
- Acessibilidade e Mobilidade Urbana (03 créditos)
- A Gestão do Território das Cidades (03 créditos)
- A Produção da Habitação Social Sustentável (03 créditos)
- Cultural Perspective on the Sustainable Environment (Perspectiva cultural do ambiente sustentável) (03 créditos)
- Processes and practices of sustainable design: collaborations between art, architecture and urbanism (Processos e Práticas de Projeto: colaborações entre arte, arquitetura e urbanismo) (03 créditos)
- Tópicos Especiais I (01 crédito)
- Tópicos Especiais II (02 créditos)
- Tópicos Especiais III (03 créditos)

Disciplinas Optativas - Linha de pesquisa: Edificações (18 créditos) keyboard_arrow_down

- Laboratório de Experimentação em Edificações Sustentáveis (03 créditos) - Projeto, Sustentabilidade e Inovação (03 créditos)
- Performance and quality evaluation of buildings (Avaliação de Desempenho e Qualidade das Edificações) (03 créditos)
- Sustainable Buildings Design, Construction and Certification (Construções Sustentáveis: projeto, construção e certificação) (03 créditos)
- Tecnologia de Materiais de Construção para o Projeto de Alto Desempenho (03 créditos)
- Eficiência Energética e o Uso da Água em Edificações (03 créditos)
- Diagnóstico de Patologias e Técnicas de Recuperação em Edificações (03 créditos)
- Tecnologias Digitais e Projeto de Arquitetura e Urbanismo: teoria e prática (03 créditos)
- Propriedades dos Materiais aplicados à Construção Civil (PPGEC) (03 créditos)
- Cultura de Projeto (PPG Design) (03 créditos)
- Tópicos Especiais I (01 crédito)
- Tópicos Especiais II (02 créditos)
- Tópicos Especiais III (03 créditos)

Créditos Complementares keyboard_arrow_down

Trabalho de Conclusão (06 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


"A partir do segundo semestre de 2022, este PPG inicia o seu processo de desativação gradual."


Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de 20 a 50% (vinte a cinquenta por cento) do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);


  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.
  • PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

    Adalberto Da Rocha Heck (Colaborador)

    Adalberto Da Rocha Heck (Colaborador)

    Mestre em Educação
    WorkID/ORCID

    Possui graduação em Faculdade de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978),Pós-graduado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade de Dortmund, Alemanha (1986) e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é professor adjunto II e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e administração da educação, urbanismo, educação, formação de professores e planejamento urbano/participação popular, administração e políticas públicas.

    Alessandra Teribele

    Alessandra Teribele

    Doutora em Arquitetura
    WorkID/ORCID

    Temas de pesquisa: Arquitetura em Madeira, Sistemas Pré-fabricados, Tecnologias Digitais Aplicadas a Arquitetura Sustentável. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1997). Especialização em Didática no Ensino Superior (2003) e Desenvolvimento de Projetos (2008). Mestrado em Arquitetura pela UFRGS (2011) e Doutorado em Arquitetura pela UFRGS (2016). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), pesquisadora associada do itt Performance, editora da Arquitetura Revista e coordenadora das especializações Arquitetura Comercial e Educação OnLife.

    Ana Lúcia Goelzer Meira

    Ana Lúcia Goelzer Meira

    Doutora em Planejamento Urbano e Regional
    WorkID/ORCID

    Arquiteta e Urbanista com Doutorado em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS/Propur). Especializações em Conservação e Restauração de Conjuntos e Monumentos Históricos (UFBa), em Desenho Urbano (UFRGS/Propur) e em Arquitetura Habitacional (UFRGS/Propar); aperfeiçoamento em Formação Ambiental (FLACAM/Argentina); Curso internacional em Conservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano (ICCROM/Roma). Foi servidora no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por 30 anos e Superintendente da Instituição no RS. Atualmente é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Relações Internacionais da Unisinos e representante da Região Sul na Diretoria do ICOMOS/Brasil. Autora dos livros “O passado no futuro da cidade: políticas públicas e participação popular na preservação do patrimônio cultural em Porto Alegre (Ed. UFRGS, 2004)”; Das pedras aos lambrequins: a preservação do patrimônio arquitetônico e urbano no Rio Grande do Sul do século XX (Ed. Unisinos, 2019).

    André De Souza Silva

    André De Souza Silva

    Doutor em Planejamento Urbano e Regional
    WorkID/ORCID

    Doutor em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR_UFRGS (2010). Mestre em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR_UFRGS (2005). Arquiteto e Urbanista - UNISINOS (2000). Docente na Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UNISINOS. Coordenador do PPGArqUrb Unisinos - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-UNISINOS. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo -UNISINOS Campus Porto Alegre. Pesquisador do CNPQ-CAPES. Consultor Ad Hoc CNPQ_CAPES e FAPERGS. Membro do Conselho Editorial do periódico arquiteturarevista UNISINOS. Membro do Comitê Científico de Iniciação Científica da UNISINOS. Publica artigos e palestra sobre a temática arquitetônica e urbana em periódicos especializados e congressos, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Atua na área do Projeto de Arquitetura e do Planejamento Urbano. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0581-6693

    Bernardo Fonseca Tutikian

    Bernardo Fonseca Tutikian

    Doutor em Engenharia Civil
    WorkID/ORCID

    Temas de Pesquisa: Desempenho, Materiais, Tecnologia das Construções. Doutor em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Materiais e Desempenho, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela mesma instituição. Tem pós-doutorado pelo Instituto Superior Politecnico Jose Antonio Echevarria, CUJAE (Cuba), foi professor visitante na Missouri University of Science and Technology (EUA) e na Université de Cergy-Pontoise (França), e é pesquisador convidado da Universidad de la Costa - CUC (Colômbia). Desenvolve pesquisas nas áreas Desempenho, Tecnologia de concretos com ênfase em resíduos, Controle de qualidade de estruturas de concreto armado e Patologia.

    Fabricio Farias Tarouco

    Fabricio Farias Tarouco

    Doutor em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico pela UNISINOS. Coordenador da Graduação em Design. Temas de pesquisa: Design Territorial, Cidades Criativas, Smart Cities, Dinâmicas Urbanas, Cultura e Turismo.

    Izabele Colusso

    Izabele Colusso

    Doutora em Planejamento Urbano e Regional
    WorkID/ORCID

    Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Propur - UFRGS (2015), mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Propur - UFRGS (2007), e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente, é coordenadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS, coordenadora da Especialização em CIDADES - Gestão Estratégica do Território Urbano, e professora do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS. Sócia-diretora da Plural Consultoria em Planejamento Territorial, foi responsável técnica pela elaboração de diversos projetos arquitetônicos, urbanísticos, luminotécnicos, Planos Diretores Municipais, Planos Locais de Habitação de Interesse Social, e Planos de Mobilidade Urbana.

    Julian Grub (Colaborador)

    Julian Grub (Colaborador)

    Doutor em Arquitetura
    WorkID/ORCID

    Temas de Pesquisa: Arquitetura bioclimática, Projetos e Construções low tech e high tech. Doutor em Arquitetura - PROPAR / UFRGS (Projeto de Arquitetura e Urbanismo), possui mestrado em Engenharia Civil - PPENG / UPF (infraestrutura e meio ambiente) e graduação em arquitetura e urbanismo UNISINOS. Atualmente é docente do curso de Arquitetura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo e Porto Alegre e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Mestrado Profissional - UNISINOS. Tem conhecimento na área de projeto de arquitetura e conforto ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas - arquitetura e inclusão social, construções de baixo impacto ambiental, arquitetura e inovação, construções alternativas, filosofia da arquitetura, experiência criativa e processo de projeto.

    Marco Aurélio Stumpf González

    Marco Aurélio Stumpf González

    Doutor em Engenharia Civil
    WorkID/ORCID

    Temas de Pesquisa: Desempenho, Certificações, Materiais e Sistemas Sustentáveis, Economia Urbana. Doutor em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Gerenciamento das Construções. Possui graduação em Engenharia Civil e em Ciências Jurídicas e Sociais, bem como Mestrado em Engenharia Civil pela mesma Universidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da Construção, Otimização de processos construtivos para a minimização de resíduos, Técnicas de gestão e economia da Construção, Viabilidade econômica, Métodos numéricos, Análise de ciclo de vida e Sustentabilidade da construção.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também