Iniciação à docência
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Universidade e escola na qualificação da docência na Educação Básica
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é promovido pela CAPES em parceria com o MEC. O programa tem como foco a valorização do magistério e a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O PIBID Unisinos pretende qualificar a docência na educação básica, mobilizando os professores das licenciaturas e contando com os professores da escola pública como co-formadores. Através do programa, os alunos das licenciaturas têm a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região sob a orientação de professores universitários (coordenador institucional e coordenadores de área) e de professores da escola pública (supervisores do PIBID), além de usufruirem de toda a estrutura da Universidade e da CAPES para desenvolver projetos específicos das diferentes áreas.
» Acesse o blog
Objetivos
O PIBID Unisinos tem como objetivos investir na qualificação da formação inicial de estudantes dos cursos de licenciaturas, contribuir para a qualidade de ensino da escola pública de educação básica e integrar universidade e escola na formação de professores da educação básica.
» Saiba mais no site da Capes » Confira o projeto institucional » Normas gerais do programa
Subprojetos
Os princípios orientadores dos subprojetos desenvolvidos pelo PIBID Unisinos são o desenvolvimento da atitude investigativa em todas as ações pedagógicas, o estímulo a co-responsabilização universidade-escola de educação básica na formação docente, a superação da dicotomia teoria-prática nas ações pedagógicas e a formação para o exercício do magistério com ênfase no ensino de qualidade.
Como participar
A seleção dos bolsistas é feita por meio de editais e os candidatos às bolsas são selecionados mediante o preenchimento dos requisitos estabelecidos.
Os cursos que participam do PIBID Unisinos são as licenciaturas em Biologia, Física, Letras, Matemática e Pedagogia. Todos os alunos destes cursos podem concorrer às bolsas oferecidas. São três tipos de bolsas oferecidas:
- Bolsas para Licenciaturas: destinadas aos alunos dos cursos, são distribuídas 20 bolsas para cada curso participante, totalizando 100 bolsas; - Bolsas para professores da escola pública: destinadas a professores da Educação Básica de escolas públicas selecionadas por meio de convênio com o PIBID Unisinos. No total, são distribuídas 5 bolsas para cada curso, totalizando 20 bolsas. Os professores são selecionados para a função de supervisores do PIBID; - Bolsas para professores universitários: destinadas a professores dos cursos participantes, sendo 5 bolsas para coordenação de área e 1 bolsa para coordenador institucional. Orientação e atividades
Durante o período de atividades, os estudantes são acompanhados por 5 professores orientadores da universidade (1 para cada curso) e 20 professores supervisores (4 para cada curso) que atuam nas escolas públicas, desenvolvendo os subprojetos aprovados pela CAPES.
Os alunos desenvolvem uma carga horária mínima de 30 horas mensais, em treze escolas da região (6 escolas estaduais e 7 municipais) de Novo Hamburgo e São Leopoldo, além de participarem de encontros, eventos e reuniões de formação.
Publicações
O PIBID Unisinos desenvolve seus subprojetos de forma que a centralidade seja a iniciação à docência. Nesse processo os alunos são incentivados a produzirem material didático diferenciado e significativo, planejamentos que não abdicam do rigor do conhecimento, além de outras produções como pôsteres, comunicações orais, oficinas e artigos para participação em eventos e para publicações em revistas da área.
Contato
Coordenação do PIBID Unisinos (51) 3591.1122, ramal 1132
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
|