Orquestra

Vida Com Arte

Este projeto coloca-se como o passo inicial de uma grande ação social de inclusão cultural. É um “Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos” executado através da música.

Foi concebido com o objetivo de potencializar as iniciativas da Ação Social da universidade e da Orquestra Unisinos Anchieta.

Com a proposta de ser agente transformador, o projeto contribui ativamente na elevação da qualidade de vida de 240 crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Também contempla séries de “Concertos Comunitários e Concertos  Didáticos”, atende dois núcleos (São Leopoldo e Porto Alegre) com três turnos semanais de ensino de música e de formação cidadã. Os jovens recebem os instrumentos em sistema de comodato e são atendidos por 25 profissionais divididos em professores instrumentistas, professores de musicalização, psicólogos e uma assistente social.

O Vida com Arte conta atualmente com duas orquestras de cordas, dois grupos de percussão, dois grupos de musicalização e o coral.

Conforme proposta da Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, o serviço tem como princípio a promoção do desenvolvimento humano e social através da música, sendo seu eixo central a família e o fortalecimento de vínculos afetivos das crianças e adolescentes com a participação no grupo (orquestra, grupos de musicalização e de percussão e coral). Além disso, São Leopoldo através da Assistência Social e Secretaria de Educação, integrando a rede de serviços sócio-assistenciais.

Portanto, este serviço objetiva a proteção social básica visando prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, assim como o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário. Além disso, caracteriza-se como um serviço de atendimento às crianças e adolescentes e suas famílias buscando trabalhar a partir das suas vulnerabilidades, potencializando a família como espaço legítimo de proteção e cuidado, ou seja, como unidade de referência. Através da música, serão trabalhadas questões como solidariedade, capacidade individual, superação dos limites e auto-estima.

O serviço ainda propõe a realização de uma atividade denominada “Orquestrando Relações”, na qual serão realizadas intervenções de apoio sócio-familiar, especialmente em três frentes de ação: com os educadores, educandos e seus familiares. Conforme o artigo 90 do ECA, “tudo que é direito da criança e do adolescente deve ser considerado dever da família, da sociedade e do Estado”. A família, portando, deve ser considerada o primeiro círculo de proteção de sua descendência.

• Av Unisinos 950
    Bairro Cristo Rei, São Leopoldo/RS