Orquestra

4
1
2
3

Evandro Matté | Diretor Artístico

Seu primeiro contato com a música foi aos 7 anos de idade na “Banda Marcial” do colégio em que estudava, em Caxias do Sul/RS, tocando trompete. Aos 15 já integrava a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul. Dois anos depois, começou a cursar Engenharia Civil e a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) ao mesmo tempo.Aos 19 anos, assumiu a cadeira de trompetista que ocupa até hoje na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Depois de graduar-se em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França).Atraído pela regência, passou a atuar como maestro em festivais, participando de inúmeros masterclasses, inclusive com o aclamado maestro Kurt Masur.Em 2007, assumiu a Orquestra Unisinos Anchieta. Na Unisinos, também é coordenador cultural, estando à frente do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças e jovens alunos de escolas públicas, que recebem aulas de instrumentos, classes de cidadania, atendimento psicológico e acompanhamento de assistentes sociais.

Também é coordenador do Show Musical e a Escola de Arte Anchieta, ambos do Colégio Anchieta.

Como maestro da Orquestra Unisinos Anchieta, tem atuado com importantes solistas do cenário da música de concerto entre eles: David Guerrier (França), Emmanuele Baldini (Itália), Fred Mills (Estados Unidos), Pierre Dutot (França) e Yang Liu (China). Além disso, atuou em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, entre eles: Fafá de Belém e Kleiton & Kledir.

Com a orquestra, tem executado repertório diversificado, com programas barrocos, sacros, clássicos, música nova, música popular, jazz e óperas. Foi o diretor musical e maestro do CD “Orquestra Unisinos Anchieta”, com obras de Astor Piazzolla, Carlos Gomes e Edward Elgar.

É diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música, que é realizado anualmente em Pelotas, desde 2011, e que se constitui num dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. O Festival reúne mais de 50 professores de 12 países, 300 alunos do Brasil e América Latina e 48 espetáculos em 13 dias.

Atuou como docente na graduação em Gestão Cultural na Unisinos e é coordenador do Curso de Especialização em Gestão Cultural da universidade. Além da formação em projetos de Lei de Incentivo à Cultura e Gestão Pública, é pós-graduado em Gestão Empresarial.

evandro


  • Av Unisinos 950
    Bairro Cristo Rei, São Leopoldo/RS
    CEP:93022-750
  • Fone: (51) 35908228