Orquestra

4
1
2
3

Coral Unisinos | Coral Allegro

O Coral Unisinos foi criado no dia 21 de junho de 1966, pelo Diretório Acadêmico Balduíno Rambo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que originou a Universidade. Com dois CDs gravados, o Coral Unisinos, ao longo dos anos, passou a ser um núcleo gerador de outras vertentes culturais da Universidade, buscando maior aproximação e envolvimento com a comunidade.

Com 50 anos de atividades ininterruptas, o Coral Unisinos vem desenvolvendo um trabalho de alta qualidade artística, voltado aos estudantes e à comunidade em geral, interpretando um repertório que vai do erudito ao popular, sobretudo unindo pessoas através da música. Ao longo desses anos foi regido pelo Maestro José Pedro Boéssio, João Paulo Sefrin, pela Maestrina Daiana Fülber e, atualmente, por Francis Padilha e a técnica vocal de Elisa Machado.

É um grupo de perfil universitário, voltado aos alunos, professores e funcionários da Universidade, mas também está aberto a pessoas da comunidade em geral que se identificam com o Canto Coral. Entre as suas propostas, está a realização de um repertório a cappella de músicas sobre poesias brasileiras.

Dentre os trabalhos realizados pelo coral ao longo desses anos, está registrado no CD “Coral Unisinos”, lançado em 1994, o aniversário de 25 anos da UNISINOS com gravações realizadas entre 1983 e 1993, e o CD “Belo Belo”, lançado em 2000, exclusivamente com músicas brasileiras. Além disso, foi lançado no ano de 2011, juntamente com a Orquestra Unisinos, o Hino dos Jesuítas “Tomai Senhor”.

O Coral já esteve presente em concertos com grandes nomes da música popular brasileira como Kleiton e Kledir, Fafá de Belém, Jair Rodrigues entre outros. No ano de 2012, realizou a Missa de Schubert e o concerto “Classical Beatles”, ambos com a Orquestra Unisinos.

Coral Allegro

O Coro Allegro Unisinos, criado em abril de 2010, é um coral de crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos, da cidade de São Leopoldo, em sua maioria estudantes da rede pública, mantido pela Unisinos e regido ao longo desses anos pela Maestrina Daiana Fülber, e atualmente, por Francis Padilha.

O termo “Allegro”, em sua conotação musical, é um andamento rápido e alegre, uma referência aos cantores pertencentes a esse grupo de jovens.

O grupo tem ocupado lugar de destaque em eventos como o Seminário de Educação Popular, Encontro de Secretários de Educação, Aniversário da Unisinos, Festivais de Coros no Vale dos Sinos e eventos da Unipsico. Além de apresentações nos espetáculos de Natal da Orquestra Unisinos, junto com a cantora Fafá de Belém e os irmãos Kleiton e Kledir.

No seu repertório, constam canções de compositores da música popular brasileira como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Totonho Villeroy e Vinícius de Moraes.

Desde 2011, o coro vem buscando um aprimoramento em seu repertório. No ano de 2012, conquistou um importante apoio da empresa Extramold Jomo Indústria de Plásticos, que financiou 4 arranjos vocais para o grupo.

Também em 2012, realizou concertos com a Orquestra Unisinos, como “Rock in Concert” cantando “The Wall” do grupo Pink Floyd e o concerto “Classical Beatles”.

Atualmente, conta com cerca de 30 cantores pertencentes à comunidade de São Leopoldo.

Francis Padilha | regente
Elisa Conceição Machado | técnica vocal



  • Av Unisinos 950
    Bairro Cristo Rei, São Leopoldo/RS
    CEP:93022-750
  • Fone: (51) 35908228