XVII Olimpíada de Química do RS

Cerimônia de premiação aconteceu nessa segunda-feira, 29/10, no Auditório Central

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa segunda-feira, 29/10, aconteceu a cerimônia de premiação da XVII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, no Auditório Central, no Campus da Unisinos em São Leopoldo. Na ocasião, os alunos receberam medalhas e menções honrosas nas diferentes modalidades da Olimpíada. Foram premiados 22 alunos na modalidade EM1, 30 alunos na EM2 e 34 alunos na EM3. A Olimpíada de Química é uma competição destinada a estudantes do Ensino Médio e Técnico, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do RS. O evento anual é promovido pela Associação Brasileira de Química – ABQ, em parceria com diferentes entidades educacionais gaúchas.

“A Unisinos faz parte da comissão organizadora da Olimpíada desde 2013, integrando o Programa Nacional de Olimpíadas de Química. Nós acreditamos que a olimpíada é de grande importância para a descoberta de futuros profissionais da área Química. A cerimônia de premiação é um momento especial para os estudantes. Os professores das escolas também se envolvem ativamente e se fazem presentes na cerimônia. É um prazer recebê-los aqui na Unisinos. Isto representa um estímulo à formação dos futuros profissionais”, explica a coordenadora dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, Janice Silva.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Após a cerimônia de premiação, os estudantes fizeram um tour pelos laboratórios dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. O objetivo da visita, foi que alunos e professores das escolas e universidades parceiras, representantes da ABQ, conhecessem a infraestrutura da Unisinos. Na ocasião, o grupo conheceu os laboratórios de Operações Unitárias; Polímeros; Tecnologia de Ozônio; Análise Química; Microbiologia de Alimentos e Usinas Piloto de Processamento de Alimentos.