Volta às aulas no Campus Unisinos Porto Alegre

Semestre começa na próxima segunda-feira, 20/03. Confira algumas dicas aqui

Crédito: Rodrigo W. Blum

Depois de muito trabalho e expectativas, o grande dia chegou. Na próxima segunda-feira, 20 de março, iniciam as aulas no Campus Unisinos Porto Alegre. Confira algumas dicas sobre a infraestrutura e os serviços para facilitar sua rotina acadêmica.

Cartão Unisinos

O Cartão Unisinos é a identificação de todos que fazem parte da comunidade acadêmica. Você vai precisar dele, diariamente, para diversas atividades, como: ter acesso aos prédios por meio das catracas, utilizar equipamentos da universidade, retirar livros da biblioteca, ter acesso ao estacionamento. Então, certifique-se de que seu cartão esteja sempre à mão.

Alunos que não retiraram seu Cartão Unisinos ainda podem fazê-lo junto aos atendentes do Santander, no andar térreo, até o dia 24/3. Depois dessa data, a retirada do cartão deve ser feita no Atendimento Unisinos.

Horário das aulas

Graduação:

Manhã – das 8h30 às 11h42

Matutino – das 11h40 às 13h15

Tarde – das 14h às 17h12

Vespertino – das 17h30 às 18h59

Noite – das 19h20 às 22h31

Pós-graduação: De acordo com o cronograma específico de cada curso;

Localização das salas

A sinalização do campus é composta por setor, prédio, andar e número da sala. Não esqueça! De qualquer forma, se você ficar um pouco perdido, não se preocupe: haverá atendentes volantes em vários pontos para resolver todas as suas dúvidas.

Rede Wi-Fi

Para se conectar à rede Wi-Fi “Unisinos”, utilize o seu e-mail de aluno (usuario@edu.unisinos.br) e sua senha. Essa configuração será necessária apenas no primeiro acesso. Após, a rede será reconhecida automaticamente quando você estiver no campus. Em caso de dúvidas acesse o tutorial. Confira as dicas e saiba como se conectar aqui.

App Minha Unisinos

Uma das facilidades que a Unisinos disponibiliza para você é o Aplicativo Minha Unisinos. Por ele, você terá todo o sistema acadêmico da Universidade integrado ao seu dispositivo móvel e poderá consultar notas, faltas, histórico curricular, extrato financeiro, entre outras facilidades. O aplicativo está disponível para iOS e Android. Não deixe de baixar!

Estacionamento

O uso do Cartão Unisinos é indispensável para receber desconto no valor do estacionamento. Caso haja necessidade de fazer uso do tíquete, você pagará o valor de visitante neste dia. Fique atento!

A carga de créditos é diferente para os dois campi. Se você utilizar o estacionamento da capital, deverá incluir créditos para acessar o campus de Porto Alegre; se utilizar o estacionamento no Vale dos Sinos, deverá incluir créditos em São Leopoldo. Não há como utilizar créditos de um campus no outro. Caso precise incluir créditos de dois campi, poderá fazê-lo, desde que de forma separada, no seu cartão Unisinos.

O acesso de motocicletas possui tarifação mais baixa do que o de carros, por isso, alunos que possuem ambos os dois, devem solicitar um segundo Cartão no Guichê de Pagamento ou na sala da Safe Park, no 1º subsolo, ao lado dos elevadores.

Bicicletário

Além das vagas para carros, o estacionamento conta com amplo espaço para motocicletas e bicicletário. São mais de 50 vagas. Não se esqueça de levar corrente e cadeado para utilizar o espaço. Além disso, uma das novidades do campus é que os alunos terão um vestiário à disposição para se prepararem para a aula após a pedalada.

Office 365 para alunos

Cada estudante terá um e-mail institucional e poderá realizar atividades da vida acadêmica com mais rapidez e simplicidade. Você pode ter acesso à plataforma de qualquer lugar, afinal, a licença de uso se estende para instalação em até cinco computadores pessoais e outros cinco dispositivos móveis, como smartphones, iPads, tablets Windows e Android.

Outra ferramenta importante é OneDrive for Business, em que você terá 1TB de espaço online para guardar arquivos criados em aula. Será possível sincronizar seus documentos de aula para trabalhar com arquivos em seu computador e acessá-los até quando estiver offline. Para saber mais sobre os recursos, é só acessar office365.unisinos.br.

App Moodle

O aplicativo Moodle é uma maneira prática de acessar os conteúdos de aula de qualquer lugar, de smartphones ou tablets. Agora, com novas funcionalidades, ele permite mais interações nas comunidades. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente na Google Play Store e na Apple Store.

Confira o que mudou:

• Fóruns: você poderá responder às postagens de fóruns diretamente do aplicativo;
    • Tarefas: você poderá enviar arquivos das atividades realizadas;
    • Vídeos: você conseguirá assistir aos vídeos disponibilizados na comunidade;
    • Mensagens: você poderá trocar mensagens com seus colegas pelo aplicativo;
    • Eventos do calendário: você visualizará as datas de entrega das atividades realizadas em tarefas;
    • Calendário acadêmico: o calendário também estará disponível para consulta.

Biblioteca

A Biblioteca do campus Porto Alegre inaugura com novidades em tecnologia de empréstimos e devoluções, com o objetivo de tornar o atendimento mais moderno e eficiente. A utilização do recurso RFID permite que o próprio usuário realize o seu atendimento, otimizando o tempo e proporcionando uma experiência autônoma de biblioteca. Além da modernização do atendimento, a Biblioteca Unisinos continua contando com serviço de Book Express, dentre outras novidades.

Aproveite todas essas facilidades e bom semestre!