Utopia Followers envolve escolas do ensino médio

Ação foi pensada pela Unisinos e Smile Flame

Foto: Rodrigo W. Blum

Quem nunca sonhou em ter um dinossauro em casa? Há quem se engane que eles deixaram de existir no período Cretáceo. Exemplo disso é que na última quarta-feira, 28 de setembro, o campus Unisinos Porto Alegre foi invadido por quatro espécies de dogssauros, no primeiro encontro do projeto Utopia Followers. O desafio de estudantes de quatro escolas da capital é fazer esse sonho virar realidade, encontrando lares adotivos para dogssauros que habitam a terra até hoje.

Foto: Rodrigo W. Blum

A ação do Unisinos Conecta, em parceria com a Smile Flame, foi uma surpresa para estudantes dos colégios Anchieta, Marista Rosário, Monteiro Lobato e Farroupilha, que estão desenvolvendo ideias de cunho social numa disputa em prol do bem comunitário. Os dogssauros representaram o primeiro desafio paralelo aos projetos, que rende pontos extras pelo cumprimento da tarefa.

Daniel Mattos, fundador da Smile Flame, reitera a importância de ampliar o conhecimento através de workshops. “Eu acho incrível o que a gente está fazendo. Mas acho que o mais legal de tudo é eles conseguirem colocar isso na prática. Colocar a mão na massa a partir de um projeto que eles criaram, que eles gostam. Aprender esses conceitos para aplicá-los dentro de projetos que eles criaram e que acreditam ser relevantes para a sociedade”.

Ação e primeiro encontro

Utopia no dicionário pode até significar uma ideia fantasiosa irrealizável, mas na ação pensada pela Unisinos e Smile, ela será posta em prática. Durante quatro semanas, os estudantes aperfeiçoarão seu projeto social através de encontros com professores de empreendedorismo, publicidade e propaganda e monitores da Universidade. A cada semana também será lançado um desafio diferente, que valerá pontos para decidir a escola vencedora, como o dos dogssauros. No final do Utopia, uma equipe receberá o prêmio de R$5 mil para colocar o seu projeto na rua.

Na quarta-feira, as quatro escolas se juntaram na Unisinos Porto Alegre para aprender conceitos de marca, criação, empreendedorismo e inovação. Os professores Alexandre Pereira, da Escola de Gestão e Negócios, e Vanessa da Silva Cardoso, de Publicidade e Propaganda, que também atua na Agência Experimental de Comunicação – Agexcom, foram os responsáveis por orientar os alunos. A equipe da Agexcom auxiliará ainda na criação de logotipos para cada projeto.

Foto: Rodrigo W. Blum

Para Alexandre, o diferencial do encontro é oferecer ao aluno um ensino diferente dos modelos de uma escola de ensino médio, protagonizando os indivíduos. “Quando tu traz um aluno para esse tipo de ambiente, tu liberta ele das amarras que ele está constantemente vivenciando. O que permite para ele conhecer os dois lados: o estruturado, que precisa ter para criar e se desenvolver, mas também a coragem e o protagonismo, a pró-atividade para seguir além”, comenta.

Vanessa complementa que o contato com a universidade ainda no ensino médio é uma forma de estar mais preparado para vivenciar novos tipos de construção de conhecimento. “Na Unisinos a gente gosta bastante dessa cultura de projeto, colocar a mão na massa. Faz eles chegarem na sua futura universidade com uma visão bem mais completa do que é essa experiência, junto com essa visão do mercado, que é da Smile Flame. É uma preocupação com os problemas sociais que a gente enfrenta”, enfatiza.

Colocando a mão na massa

Utopia Followers termina no final de outubro somente com um vencedor, mas a experiência que as quatro escolas adquirirão ao longo desse tempo ficará na lembrança de quem realizou projetos que impactam o bem social.

Lucas Bezerra, 16 anos, conta que os conceitos de empreendedorismo e marca que aprendeu nas palestras foram interessantes. O outro ponto forte do primeiro encontro foi a apresentação dos projetos. “Eu gostei das ideias. A nossa ficou boa, mas tem alguns que ficaram tão bons quanto”, comenta.

Jaqueline Xavier, 15 anos, já participou da mini empresa do colégio e aproveitou o dia para aperfeiçoar seus conhecimentos de empreendedorismo. “Eu penso em fazer medicina, pois quero ajudar as pessoas. Então, pensando assim, tu pode juntar esses conceitos com a tua vontade e criar algo maior”, finaliza.

Confira mais imagens da atividade:

Parque dos Dogssauros - Unisinos e Smile Flame