Universidades promovem articulação para construir a visão de futuro de Porto Alegre

Eventos debatem estratégias para o engajamento da sociedade em pacto pela inovação

Crédito: Gustavo Diehl (SECOM/UFRGS)

“Estamos hoje construindo a história, porque estão presentes aqui as forças capazes de promover alternativas para a comunidade de Porto Alegre, por meio da inovação”. Com esta fala o reitor Rui Vicente Oppermann abriu o encontro desta segunda-feira, 02/07, na Reitoria da UFRGS ao lado dos reitores da UNISINOS, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino e da PUCRS, Evilázio Teixeira. Os três reitores das instituições signatárias da Aliança para a Inovação receberam o prefeito Nelson Marchezan Júnior e representantes de entidades empresariais para dar início às articulações para a constituição do ecossistema de inovação em Porto Alegre. O encontro contou com a presença do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Josep Piqué., um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade espanhola em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo. Também participaram professores das três universidades que estão atuando em grupos de trabalho no âmbito da Aliança, colaborando a partir das suas pesquisas e da base de conhecimento em ecossistemas de inovação produzida na academia.

Crédito: Gustavo Diehl (SECOM/UFRGS)

O encontro na UFRGS foi o primeiro de uma série de reuniões das quais Piqué participa nesta semana em Porto Alegre como consultor da articulação que visa transformar Porto Alegre em uma referência na área de inovação. Além de reuniões com os grupos de trabalho, estão agendados encontros com empresários, com a Câmara de Vereadores e com a imprensa, entre outros agentes, para engajar os diversos setores na formação de uma agenda conjunta que seja transformadora da cidade. Com a comunidade, está agendado um encontro na quarta-feira, dia 4, no Teatro UNISINOS Porto Alegre, das 8h30 às 12h. Aberto ao público externo, o evento de quarta-feira será o ponto alto da semana, pois será uma oportunidade para conhecer cases de inovação, buscar uma agenda em comum e fortalecer o ecossistema.

Os reitores da UNISINOS e da PUCRS também manifestaram satisfação em ver como a Aliança para a Inovação está dando os primeiros resultados em termos de engajamento para a transformação da cidade. Segundo o reitor Pe. Marcelo, os atores envolvidos neste processo devem ter a lucidez de não entrar nas armadilhas do debate estéril da generalização partidária e ideológica, que é fator de desunião. Dizendo-se otimista com os frutos desta articulação, o reitor da PUCRS salientou que a Aliança não deve ser feita de aventuras individuais.

Conforme Piqué, a aliança formada pelas universidades põe um elemento chave na articulação, porque convida a administração pública e as empresas a somarem-se pelo desenvolvimento de um grande pacto pela inovação em Porto Alegre. “Essa é a grande notícia, porque significa que universidades e empresas compreendem quão importante é o trabalho conjunto, e, portanto, a governança significa que as universidades assumem sua responsabilidade e põem seus ativos e capacidades à disposição de Porto Alegre”, afirmou.