Unisinos tem Programa Doutorado Acadêmico para Inovação aprovado pelo CNPq

Nove bolsas de estudo serão financiadas

Crédito: Getty Images

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto da Unisinos para a implantação do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) na instituição. O programa é institucional e irá financiar bolsas de pesquisa para alunos de doutorado que desenvolvam projetos de interesse do setor empresarial, junto aos Programas de Pós-graduação (PPGs) em Administração, Computação Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Sistemas. A seleção de candidatos para estas bolsas ocorrerá em editais de processo seletivo específico em 2019/1 e 2019/2.

O Programa DAI busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no país, ao mesmo tempo que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação. O CNPq irá financiar, na Unisinos, nove bolsas de doutorado. O valor subsidiará bolsas de estudo pelo período de quatro anos, mais taxas de bancada (recursos que deverão ser utilizados pelos estudantes para subsidiar demais gastos relacionados à pesquisa). O estudante bolsista, em contrapartida, deverá desenvolver, em sua tese, uma pesquisa que vá ao encontro dos interesses das empresas parceiras do programa. O doutorando irá se matricular como aluno regular em um dos cursos de doutorado credenciados para o DAI, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à empresa à qual o projeto de doutorado está relacionado. O doutorando deverá dedicar-se integralmente ao curso, durante os 48 meses.

A proposta apresentada pela Unisinos foi construída pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Relações Internacionais com apoio das equipes da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (GPDI) e do Portal de Inovação Unisinos. A seleção dos PPGs participantes se dará por meio de chamada interna, promovida pela Pró-Reitoria Acadêmica e de Relações Internacionais e pela Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG), no início de 2019. Os programas beneficiados – Administração, Computação Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Sistemas – possuem atuação efetiva junto a empresas e em temáticas que vão ao encontro das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com linhas de pesquisa voltadas à inovação.

Integram a proposta aprovada sete empresas parceiras, selecionadas de acordo com o interesse no desenvolvimento dos projetos e pelo histórico de interação com os grupos de pesquisa da Unisinos.

Os bolsistas no âmbito do programa DAI serão selecionados por meio do processo regular de seleção nos referidos PPGs, buscando candidatos com o perfil desejável para o desenvolvimento da proposta, com base em seu currículo, histórico acadêmico e apresentação de pré-projeto.

Consulte a página dos PPGs com edital de seleção aberto para ingresso em 2019/2 – Administração, Computação Aplicada, Design e Engenharia Mecânica.