Unisinos se manifesta a respeito do debate nacional sobre o equilíbrio das contas públicas

Crédito: Rodrigo W. Blum

A UNISINOS é uma universidade pública não estatal, confessional e comunitária. Suas ações são orientadas por um conjunto de valores e princípios institucionais: “conduta ética; subsidiariedade e solidariedade; responsabilidade social e cidadania; respeito à natureza e ao ambiente e socialização dos bens culturais”.

Para além dos projetos sociais, que beneficiam anualmente 71,6 mil pessoas, de seu protagonismo em ações que buscam preservar o meio ambiente, da promoção de pesquisa em ciência e tecnologia voltada ao desenvolvimento regional, a UNISINOS empenha-se especialmente para contribuir com a sociedade por meio da inclusão social e da excelência acadêmica. Para o ano de 2017, apesar do cenário econômico adverso, cerca de 125 milhões de reais do orçamento da Universidade serão destinados para bolsas e gratuidades. Por sua vez, o empenho da UNISINOS em oferecer educação de qualidade tem sido atestado pelo MEC, cujas avaliações têm posicionado a Universidade entre as melhores instituições privadas do Brasil. A conjugação da excelência acadêmica e da inclusão social na UNISINOS tem feito a diferença na vida de milhares de alunos, de diferentes segmentos da sociedade.

A UNISINOS reconhece como seus os fundamentos e os objetivos da república brasileira: por um lado, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político; por outro lado, a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Em relação ao debate nacional sobre o equilíbrio das contas públicas, a UNISINOS manifesta seu respeito por medidas que visem produzir o necessário ajuste fiscal, de modo a garantir a oferta de serviços essenciais aos cidadãos, especialmente nas áreas da educação, saúde e segurança pública. Ao mesmo tempo, a Universidade expressa sua preocupação com os possíveis efeitos das medidas sob análise do Congresso Nacional sobre compromissos fundamentais do Estado Brasileiro, em particular em relação à concretização do Plano Nacional de Educação.

A UNISINOS reconhece a relevância do Movimento Estudantil organizado, seja na atividade de representação nos diversos foros e colegiados, seja no seu papel de manifestação livre de opinião/posição, no exercício crítico de direitos e deveres civis, com observância do cumprimento das leis e normas.

Por fim, a UNISINOS reafirma seu compromisso com os objetivos republicanos e valores confessionais jesuíticos, que se consubstanciam na Missão da UNISINOS: Promoção da formação integral da pessoa humana e sua capacitação para o exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade.

São Leopoldo, 9 de dezembro de 2016.