Unisinos revitaliza praça em frente à Escola Imperatriz Leopoldina

Ação contribui para melhorar espaço de brincadeiras de estudantes do ensino fundamental

Foto: Rodrigo W. Blum

Brincar de bola, correr, se sujar, conhecer a natureza são experiências que fazem parte do desenvolvimento na infância. O contato com o espaço para a criatividade, o lúdico e a experimentação desempenham um papel indispensável para o futuro das crianças. Com esse objetivo, de tornar o espaço público uma extensão do conhecimento para os pequenos, a Unisinos focou esforços em dar uma nova cara à praça Dr. João Petersen Jr, frequentada pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina.

A comunidade escolar já pode desfrutar do novo ambiente. Pintura de brinquedos, restauração de bancos danificados, corte de grama, instalação de lixeiras foram algumas das medidas para renovar a infraestrutura da praça.

Intervenção

Nessa segunda-feira, 21 /11, a diversão foi garantida. Enquanto o artista plástico Pirecco fez uma intervenção criativa e deixou sua marca na praça, alunos, entre 8 e 9 anos, do terceiro ano do ensino fundamental da escola participaram de uma oficina de pintura de lonas. Pela ponta do pincel, os alunos foram incentivados a liberar a imaginação e responder à provocação “quais as suas ideias para uma Porto Alegre mais criativa?”. Todos os desenhos feitos nas quatro lonas foram adotados pela universidade e serão expostos em bancas da cidade como parte da campanha de expansão do Campus Unisinos Porto Alegre, com inauguração marcada para o primeiro semestre de 2017. As obras levam a assinatura dos artistas mirins.A diretora do colégio, Marli Peyrot, salienta a importância da interação das crianças com o espaço público, que gera noção de preservação.”Nós, como educadores, adultos devemos passar essa noção para eles.

Foto: Rodrigo W. Blum

Quem vinha na praça há três meses, via uma praça sem vida. E, hoje, ela é um espaço para as pessoas passearem no final da tarde, para os alunos antes e depois da aula. Espero que possamos manter, com mais parceiros, por muitos anos”, prevê a professora.

Tornar a capital dos gaúchos mais criativa é um dos objetivos da Unisinos com a expansão do Campus Porto Alegre. As intervenções urbanas propostas pela universidade também apoiam questões de sustentabilidade e inovação como formas de inspirar a cidade.