Unisinos inaugura Fab Lab durante a feira Junção Makers

Laboratórios poderão ser usados por alunos e não-alunos da universidade

Crédito: Juliana Borgmann

O Fab Lab Unisinos será oficialmente aberto à comunidade neste sábado, 08 de julho, durante a 8ª edição do Junção Makers. O evento acontecerá no Vila Flores, em Porto Alegre, e reunirá iniciativas de produtores que elevaram seus projetos pessoais a pequenos empreendimentos.

Sediado no Campus Porto Alegre, o Fab Lab (abreviação de fabrication laboratory; laboratório de fabricação, em inglês) será um espaço criativo, conforme descreve o professor André Marques, coordenador da Graduação em Design de Produto: “A ideia é que consista em um ambiente de experiências aberto à Universidade, em primeiro lugar, mas também às pessoas de fora da Instituição. Ele poderá ser usado por alunos durante todas as tardes e pela comunidade em geral nas sextas-feiras à tarde”.

Inicialmente, o Fab Lab integrará os seguintes espaços: Laboratório de Modelos e Protótipos e Biblioteca de Materiais I-Matéria. Para usar a estrutura desses locais (qualquer pessoa pode, independentemente de curso ou área de atuação), não será preciso pagar mensalidade, como habitualmente ocorre em Fab Labs comerciais. E isso valerá para todos, estudantes da Unisinos ou não.

As únicas possíveis despesas serão com o material. Dependendo do tipo de insumo necessário para o projeto, a própria Instituição poderá viabilizá-lo, sem custo algum. Entretanto, em casos específicos, que demandem itens de difícil acesso ou impliquem no uso de tecnologias patenteadas, será preciso orçá-lo à parte. Se preferir, o usuário poderá levar a matéria-prima de casa.

“Se a pessoa quiser ‘botar a mão na massa’ e aprender a operar os equipamentos, ela terá de passar por uma capacitação para ter acesso a um passaporte que lhe dará esse direito. Se quiser apenas testar uma ou outra tecnologia, fazer uso esporádico do espaço, nem precisará dessa habilitação, pois sempre haverá um laboratorista para supervisioná-la. Em ambos os casos, não é necessário ter conhecimentos prévios”, comenta André.

O professor destaca que o Fab Lab colocará as ferramentas à disposição do público, mas não funcionará como um prestador de serviços. “A pessoa construirá junto. Ao contrário de aprovar um orçamento e aguardar a entrega do produto, ela irá ao laboratório e desenvolverá por conta própria. Será uma criação coletiva, não uma terceirização”, compara.

Além desses espaços, o Fab Lab também contará com um núcleo criativo: a agência experimental dos cursos de Design e Design de Produto, que fará projetos e ações para demandas internas e externas à Universidade.

Estrutura

Quem tiver dúvidas sobre o insumo ideal para seu projeto poderá começar por uma visita à Biblioteca I-Matéria. Lá, encontrará um mini museu de peças e descobrirá do que e como elas foram feitas. Além disso, terá a chance de sentir, tocar e mesmo cheirar o produto – uma experiência sensorial importante quando se trabalha com criação.

No Laboratório de Modelos e Protótipos, terá acesso a equipamentos como scanners, plotters, microscópio digital USB, impressoras tridimensionais, máquinas de corte a laser, vaccum forming e componentes eletrônicos (arduino, lilypad, sensores etc.), bem como a ferramentas para trabalhos manuais, como serras, lixadeiras, instrumentos de furação e pintura. Tudo à disposição do maker.

Crédito: Juliana Borgmann

Inauguração

A Unisinos entrou recentemente para a Rede Fab Lab Brasil, mas não é de hoje que os laboratórios da Instituição estão abertos à comunidade. “Com a ampliação do Campus Porto Alegre e a reestruturação dos prédios, encontramos a oportunidade de efetivamente colocar essa operação em prática”, conta André.

Essa nova fase da estrutura de laboratórios será celebrada com a inauguração oficial no Junção Makers. A feira acontecerá das 12h às 22h, no Vila Flores (Rua São Carlos, esquina com a Rua Hoffmann, no bairro Floresta, em Porto Alegre). Entrada: R$ 5,00. Saiba mais na página do evento.

Para mais informações sobre o Fab Lab ou para agendar uma visita, entre em contato pelo e-mail fablab@unisinos.br.