Unisinos é premiada na 17ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação

Mais de 100 empresas foram inscritas

Crédito: Divulgação

Inovação está no DNA da Unisinos. A Universidade investe em pesquisa de ponta e ensino de excelência, com o seu Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os resultados desse trabalho garantiram que a Universidade fosse premiada na 17ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação, do Grupo Amanhã.

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin, conta que é com muita alegria que a Unisinos recebe essa distinção de uma das instituições mais inovadoras no sul do Brasil. “O reconhecimento é resultado de um esforço no investimento, no empreendedorismo inovador, na criação de cinco institutos tecnológicos, incubadora tecnológica e do Tecnosinos, um dos mais importantes parques tecnológicos do Brasil. Além disso, a Unisinos também avança em projetos de inovação pedagógica e social, promovendo a formação de pessoas comprometidas com o impacto e transformação do meio no qual estão inseridas”.

Segundo o gerente de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação, Sílvio Bitencourt, o reconhecimento da Unisinos como uma das campeãs no ranking Ensino e Pesquisa permite entender que a Universidade tem impactado positivamente diversos públicos no cumprimento de sua missão. “Há colaboração mútua entre empresas, governos e sociedade civil com os diversos atores do Sistema Unisinos de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Sobre os Institutos Tecnológicos – itts, Sílvio conta que eles adotam as melhores práticas de gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação que asseguram a qualidade nas soluções fornecidas, além de possibilitar continuamente a introdução de novas soluções alinhadas às demandas. “Soluções que contribuem com o desenvolvimento econômico e social pela inovação. O Portal de Inovação contribui também com este reconhecimento ao funcionar como um ponto focal da Universidade para a criação de conexões e transformação do conhecimento em inovação”.

Os cinco Institutos Tecnológicos da Unisinos articulam atividades empresariais e de pesquisa, desenvolvimento e inovação, focados em aproximar as oportunidades e necessidades das empresas. Cada itt, tem seu trabalho focado em uma área: itt Fuse – Instituto Tecnológico em Ensaios e Segurança Funcional; itt Performance – Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil; itt Fossil – Instituto Tecnológico em Micropaleontologia; itt Chip – Instituto Tecnológico em Semicondutores; itt Nutrifor – Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde. Os itts expandem o conhecimento produzido na Universidade para os diversos setores industriais, contribuindo para o processo de desenvolvimento socioeconômico do país.