Unisinos e o processo eleitoral

Universidade manifesta compromisso com a democracia em nota oficial

Em vista do período pré-eleitoral que se vive atualmente no Brasil e diante de demandas de candidatos que pretendem visitar a Universidade, a Reitoria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos deliberou adotar os seguintes procedimentos.

Os candidatos que desejarem visitar a Unisinos serão recebidos por integrantes da Reitoria e Diretores, podendo, se assim o desejarem, visitarem as instalações da Unisinos, com o acompanhamento de um funcionário. Em suas interações com candidatos a cargos eletivos, a instituição terá oportunidade de apresentar seu projeto de Universidade e de expressar sua comunhão com os fundamentos e  objetivos da república brasileira: por um lado, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político; por outro lado, a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

A Reitoria também orientou os integrantes da alta administração a declinarem de convites para participação, em nome da Unisinos, em qualquer atividade de campanha política.

Assim agindo, a Universidade, para além de professar seus valores de transparência, neutralidade e respeito à democracia representativa, espera contribuir para a qualificação das relações entre as organizações e a classe política.

São Leopoldo, 15 de agosto de 2014.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos