Unisinos e Mundo Mais Limpo assinam protocolo de intenções para nova sede da cooperativa no campus da Universidade

Projeto já tem parceria com a SAP e busca apoio de outras instituições para viabilizar a construção do prédio

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta segunda-feira, 15/5, aconteceu a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Unisinos e a Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo. No evento a SAP anunciou que está fazendo um investimento inicial para viabilização da construção de uma nova sede para a cooperativa no campus da Universidade.

A SAP é uma instituição que tem compromisso com o meio-ambiente e com a sustentabilidade, por isso apoia o projeto com a Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo. O presidente da SAP Labs Latin America, Dennison John, falou que a ideia da parceria surgiu há dois anos e hoje está se tornando realidade com a assinatura desse protocolo. “Estamos felizes de tornar possível essa iniciativa, de um projeto inovador para um mundo melhor”, destacou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A presidente da Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo, Patrícia Mendes, disse estar emocionada por este momento. “É muito bom ser solidário e conseguir ajudar o próximo. Eu não tenho estudo, mas tenho a prática e estou estudando para evoluir. Hoje eu conquistei o reconhecimento da minha família e estou ajudando o meio-ambiente”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, falou da importância da assinatura deste protocolo de intenções e de inaugurar a nova sede no próximo ano. “A Unisinos, fazendo essa parceria com o Mundo Mais Limpo, ganha a oportunidade de ser infinitas possibilidades para todos. Vocês, do Mundo Mais Limpo, são uma face importante do nosso país. Que os nossos alunos cresçam na pesquisa, no empreendedorismo, mas também no civismo, como brasileiros. Somos uma Universidade com forte compromisso social”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para que o sonho de uma nova sede se torne realidade é necessário o apoio de outras instituições, que também acreditem na importância do cuidado ambiental e do trabalho coletivo. O primeiro passo para viabilizar a construção do prédio já foi dado, agora universidade, comunidade e empresa irão unir forças em busca de mais apoio.

O projeto do Mundo Mais Limpo aproxima Unisinos e SAP numa visão comum de sociedade mais sustentável com inclusão social. A Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo é constituída por um grupo de mulheres do município de São Leopoldo, que busca sua emancipação social e a obtenção de recursos econômicos através da produção e venda de produtos de limpeza ecológicos, feitos à base de óleo de cozinha reciclado.

A trajetória da Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo

Desde 2007, a Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo recolhe óleo de cozinha usado em casas, restaurantes e lancherias no município São Leopoldo. O grupo dá um destino sustentável e consciente ao óleo, transformando o material em sabão e evitando que contamine o solo e os rios.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Eduarda Sawaya funcionária do Tecnosinos apresentou hoje um pedacinho da história da cooperativa, que transforma óleo sujo em sabão. “O grupo começou esse trabalho há 10 anos, junto com o Programa Tecnosociais. Em dezembro de 2015, a SAP dou 51 mil reais ao projeto Mundo Mais Limpo, o primeiro passo em direção a essa parceria, que se concretiza hoje”, contou.

A coordenadora do programa Tecnosociais, Célia Severo, falou da característica de economia solidária do projeto. “Eu quero agradecer a essas mulheres – que tem caminhado junto com a Unisinos, e a SAP – que acreditou nesta ideia e apoiou a cooperativa”, afirmou.

A Irmã Cristina Daiane da Congregação de Religiosas Missionárias de Cristo Ressuscitado, deu seu depoimento de como tudo começou. “Tudo iniciou em uma cozinha, e ali falamos da necessidade de ter uma renda, um trabalho e autonomia. Então surgiu a ideia do trabalho conjunto, de reciclar óleo para produzir sabão”, relembrou.

Para o coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social– CCIAS, padre Idinei Zen, o projeto Mundo Mais Limpo tem sido um espaço de experiência acadêmica de aprendizagem e de pesquisa. “Queremos que os alunos tenham essa experiência de participar da cooperativa para que possam ver pessoas da comunidade sendo protagonistas de seus empreendimentos”, finalizou.