Unisinos comemora 48 anos de instituição

Comunidade acadêmica reuniu-se para celebração

Crédito: Juliana Borgmann

Nesta segunda-feira, 31 de julho, dia de Santo Inácio de Loyola, a Unisinos completa 48 anos como universidade, mas a tradição dos jesuítas é expressiva. A Companhia de Jesus foi formada em 1534 e se estabeleceu no Rio Grande do Sul em 1869, escrevendo história na educação desde então.

Missa de celebração e contagem para o cinquentenário

Na parte da manhã, ocorreu uma celebração em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola e pelo 48º Aniversário da Unisinos. A missa foi conduzida pelo reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, que ressaltou a importância do Santo Inácio de Loyola para a universidade. “Líder de um grupo de homens valorosos, cujas pegadas são a base da Unisinos como formação, Santo Inácio é de grande valor para a instituição”, referiu.

Crédito: Juliana Borgmann

O reitor destacou a importância da purificação das pessoas até 2019, quando ocorre o aniversário de 50 anos da Unisinos. “Regarmos a raiz dos anos, da caridade, da nossa vida universitária. Aí está um processo espiritual de dois anos para celebrarmos o 50º aniversário com pureza e originalidade”, salientou. Também, frisou a construção do conhecimento na sociedade. “A Unisinos vem tentando ser uma terra boa, semeada. E muita gente conseguiu ser feliz, construir uma vida, cuidar dos filhos, através da Unisinos”, afirmou o reitor.

Cantando parabéns

Na parte da tarde, houve uma confraternização em comemoração ao 48º aniversário da Unisinos. Foram distribuídos bolos, sucos e águas aromatizadas para professores, funcionários e alunos presentes na Claraboia da Biblioteca. O reitor padre Marcelo parabenizou a universidade e seus funcionários pela data. “Celebração de família, celebrando a oficialização da nossa universidade desde 1969”, declarou.

Crédito: Juliana Borgmann

Assim como na missa que ocorreu de manhã, o reitor destacou o processo de preparação para a celebração de 2019, dos 50 anos da universidade. “Como iremos nos preparar para celebrarmos o nosso aniversário daqui 2 anos? Com muito profissionalismo, construindo uma universidade a altura da nação, com pessoas responsáveis”, afirmou.

Balanço Social 2016

A celebração também contemplou o lançamento do Balanço Social da Unisinos. A publicação, que é anual, traz o trabalho realizado pela universidade com foco na Responsabilidade Social Universitária (RSU). Os textos e imagens são referentes ao compromisso e abordagem dos 17 projetos sociais no ano de 2016.

Crédito: Juliana Borgmann

O eixo de baseamento da edição de 2016 é o cuidado com o meio ambiente com ênfase nas águas, um dos principais eixos que sustentam a política de RSU na Unisinos. Com isso, a universidade demonstra sua consciência com os cuidados socioambientais.

O vice-reitor José Ivo Follmann referiu que estes relatórios socioambientais são prestações de contas que firmam o compromisso sócio ambiental da universidade com a sociedade. “Sem isso, a Unisinos não contempla seu trabalho socioambiental perante todos”, destacou o Vice-reitor.