Unisinos começará segundo semestre com inovação na sala de aula

Universidade fez investimentos para receber os alunos que desejam voltar aos campi

Crédito: Dani Villar

Na segunda-feira, 9/8, a Unisinos retornará com suas atividades acadêmicas para o semestre 2021/2. Contando com aulas simultâneas, a Universidade oferecerá aos seus alunos a opção de assistir a atividade de forma presencial ou remota. O modelo pioneiro da instituição permite ao aluno interagir com professor e colegas, mesmo estando remoto. Para isso, todas as salas de aula foram equipadas com microfones, sistema de som e câmeras para as atividades simultâneas (presencial e remota), que serão oferecidas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. O retorno aos campi será opcional e deve atingir todos os cursos da Universidade.

Confira aqui todas as informações necessárias para iniciar o semestre.

Cada Graduação fez uma análise sobre quais atividades acadêmicas demandavam mais a presencialidade e parte delas envolverá encontros presenciais. A premissa central é permitir aos alunos que precisam ou queiram retornar, tenham o ambiente universitário disponível, explica o diretor adjunto de Graduação da Unisinos, Guilherme Trez.

A ampliação gradativa das atividades presenciais já vem ocorrendo ao longo de 2020 e 2021 com a oferta de espaços como laboratórios, ainda que com uma série de restrições. Com todos os cuidados que o contexto exige, os estudantes que cursarem a modalidade presencial neste semestre poderão frequentar a sala de aula nos campi, utilizar a infraestrutura da Unisinos – espaço físico e wifi para acompanhar as aulas virtuais -, ou permanecer no remoto em suas casas.

Conheça aqui os professores que lhe acompanharão ao longo do semestre.

Turmas que possuírem atividades práticas em laboratórios e serviços de saúde têm encontros presenciais obrigatórios. Os horários de aula serão sempre:

• Das 8h30 às 11h23;
  • Das 14h às 16h53;
  • Das 19h30 até 22h23.

Nos encontros remotos síncronos, serão cerca de 90 minutos aula. Todas as atividades serão gravadas para que possam ser consultadas na sequência.

Confira aqui todos os benefícios de ser aluno da Unisinos.

Sala de aula simultânea

O horário cadastrado nas turmas corresponde à programação das interações online e ao calendário dos encontros presenciais. Essas aulas estão previstas para ocorrerem conforme o cronograma de cada curso e em conformidade com os protocolos de saúde recomendados.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Hub das Escolas

Espaços de conveniências foram criados nas Escola, onde terá café, lanches e mesas equipadas com tomadas. Os HUBs estão localizados no B09, C02, D01, E01 e E02.

Promoções de Volta às Aulas

A Unisinos possui, em ambos os campi, conveniências de diferentes segmentos. Confira as promoções que foram preparadas para o semestre 2021/2.

São Leopoldo

Happy Station

Bloco A: buffet de salgadinhos e doces

Bloco B: almoce no Happy, sobremesa cortesia. Você pode escolher entre o buffet por kg ou prato único com duas carnes por R$ 19.90.

Livraria Cultural: livros de cursos, manuais e didáticos estarão com 10% de desconto. Mais informações em @livrariacultural.

Sicredi: foi criado um espaço onde você pode ler, estudar e trabalhar, totalmente móvel, para você adaptar conforme suas necessidades. Saiba mais clicando aqui.

Porto Alegre

Casa do Estudante: colaborados e estudantes da Unisinos, lojistas e funcionários do Espaço Unisinos e estudantes do Anchieta têm 5% de desconto e pontos no Programa de Fidelidade.

*é necessário apresentar carteirinha ou uniforme da loja.

Confira os horários de atendimento de todas as conveniências aqui.

Horários de Atendimento nos campi

• Segunda a sexta, das 9h às 21h (em todos os canais de atendimento);
  • Sábado, das 9h às 12h (em todos os canais de atendimento).

Postos

• Segunda a sexta, das 8h às 21h;
  • Sábado, das 8h às 12h.

Acesso ao Campus São Leopoldo

• Os acessos 2, 3 e 4 estarão abertos e será obrigatório a aferição de temperatura;
  • O Circular fará o trajeto da estação do trem até a rodoviária externa junto ao acesso 2 e retornará para a estação. Confira os horários aqui;
  • Vans e ônibus deveram fazer o desembarque de todos os passageiros na rodoviária externa, no acesso 2, só depois, sem passageiros, devem ir para o pátio (ingressar no Campus), onde o embarque para saída será realizado;
  • O estacionamento retornará com sua operação normal, das 7 às 23h de segunda a sexta, sábados das 7 às 18h.

Acesso ao Campus Porto Alegre

• Todos os acessos abertos com a obrigatoriedade da aferição de temperatura corporal nas entradas da Tedu e Labs;

Achados e perdidos

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, em ambos os campi.

Emergência Unisinos

Opera 24h, 7 dias por semana, em todas as sedes da Unisinos. Para acionar o serviço de emergência, basta ligar no ramal 234 ou pelo telefone 3590.8234.

“A Unisinos formou um comitê de enfrentamento da pandemia Covid-19, do qual fazem parte profissionais da área da saúde e diversas outras especialidades. O Comitê foi responsável pela definição dos protocolos de segurança implementados nos campi, que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela OMS e demais órgãos da área da saúde das diferentes esferas do poder público”, afirma Guilherme.

Mais informações você encontra em unisinos.br/coronavirus.