Unisinos assina parceria com UAS7

Ato aconteceu durante abertura do Simpósio na Universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã desta quinta-feira, 8/11, aconteceu a cerimônia de abertura do Simpósio Unisinos-UAS7: Laboratory Internships – a missing link between academia and industry. Na ocasião, foi assinado um acordo para mobilidade entre a Universidade e a UAS7- Universidades Alemãs de Ciências Aplicadas. Durante a cerimônia, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, falou das raízes de cultura alemã da Unisinos, universidade jesuíta que completará 50 anos em 2019. E destacou como positiva uma maior articulação de ciência e tecnologia com universidades alemãs.

“A Unisinos é expressão dessa permanente disposição de olhar, ao mesmo tempo, para o perto e o distante, para o passado, o presente e o futuro. Acredito que essa maior aproximação e articulação com o cluster alemão de 7 Universidades de Ciências Aplicadas (UAS7) e com empresas parcerias do cluster será muito positiva e propiciará bons frutos”, afirmou.

Por meio de um vídeo, o chefe do Conselho da UAS7 e presidente da HWR Berlin, Sr. Andreas Zaby, se manifestou sobre o acordo. Ele destacou que o programa de intercâmbio já está muito bem estabelecido e atrai aplicações muito qualificadas de instituições dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

“O programa é configurado para estudantes interessados em pesquisa na Universidade de Ciências Aplicadas UAS7, permitindo que eles realizem seus trabalhos nos laboratórios e institutos do campus, junto com equipes”, completou.

A assinatura do convênio foi realizada entre o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino e o diretor das Universidades Alemãs de Ciências Aplicadas (UAS7), em Berlim, Sr. Claus Lange.

O Simpósio Unisinos-UAS7 aborda a internacionalização nas universidades. A Unisinos e a UAS7, construíram uma parceria que permite aos alunos estagiar na Alemanha, tanto nas universidades pertencentes a UAS7 como nas empresas parceiras do cluster, o que possibilita aos alunos uma vivência do mercado de trabalho internacional.

A coordenadora do evento, Tatiana Rocha, explicou que o Simpósio foi todo pensado para os alunos. A ideia é discutir a questão do intercâmbio e da aproximação da universidade com a indústria. Ela também destacou a importância do intercâmbio para os alunos.

“Essa é uma experiência fantástica. Quem já teve essa experiência, sempre fala muito bem. Não só pela questão do aprendizado técnico da sua área, mas pela oportunidade de conviver com outras culturas, aprender a se virar sozinho, morar sozinho, se organizar. O aluno cresce muito, principalmente, na questão pessoal”, afirmou.

O estudante de Engenharia Biomédica na Unisinos, Gabriel Strada, retornou ao Brasil, no mês de setembro, de um intercâmbio que participou na Alemanha. Durante a cerimônia, ele contou um pouco do que aprendeu e vivenciou durante o tempo que passou no país.

“Foi uma experiência de crescimento pessoal e profissional, conhecer e trocar conhecimento com alemães e também pessoas de outras partes do mundo. E, depois desse intercâmbio, quando voltei para o Brasil, tive duas propostas de trabalho, mas não aceitei, pois tenho que acabar os meus estudos”, ressaltou.

Na ocasião, participaram também: a representante da DWIH / DAAD – Centro Alemão de Ciência e Inovação / Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, Stephanie Tanaka; a representante da Goethe Institut, Martina Ludemann; e o diretor da Câmara Brasil Alemanha de Porto Alegre, Dietmar Sukop.

Após a cerimônia, o público presente acompanhou uma palestra com o vice-president for Knowledge Transfer, Cooperation and Innovation, Carsten Schröder.

O Simpósio é uma realização da Unisinos, por intermédio da Escola Politécnica, em conjunto com a UAS7- Universidades Alemãs de Ciências Aplicadas. O evento segue até esta sexta-feira, 9/11, a programação completa está disponível em unisinos.br/eventos.