Unisinos assina convênio de cooperação com o Instituto Caldeira

Crédito: Adriano Xavier

Na manhã desta quinta-feira, 27/5, a Unisinos celebrou o convênio de cooperação, fomento do empreendedorismo inovador e desenvolvimento do ambiente de inovação com o Instituto Caldeira. O reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino e o presidente do Conselho Administrativo do Instituto, Marciano Testa assinaram o termo em cerimônia que aconteceu no Instituto Caldeira em Porto Alegre.

Na oportunidade, Pe. Marcelo fez um convite ao presidente e integrantes do Instituto para uma visita ao Tecnosinos e aos Institutos Tecnológicos da Universidade. “No segundo semestre, quando estabilizar a situação, vocês estão convidados a passarem um bom tempo na Unisinos”, afirmou. Marciano aceitou o convite e destacou que é preciso pensar como incentivar jovens na profissão de engenharia, matemática, química e demais áreas relacionadas.

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, destacou que esse foi o primeiro passo para uma conexão da Universidade com o Instituto. “A partir desse convênio que estamos assinando, vamos de fato poder conectar as empresas naquilo que realizamos, especialmente, nos Institutos que é a parte de pesquisa aplicada. Temos um Instituo em Semicondutores que trabalha forte na área de IoT e sensores. Temos um instituto na área de alimentos, além de inovação e sistemas construtivos. Assim, conseguimos colocar, além da aplicação, ciência na geração de novos empreendimentos e na inovação”, pontuou.

Para a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o convênio é uma grande oportunidade de integração entre o parque e o Instituto Caldeira. “Existe uma ótima sinergia, a exemplo das possibilidades de mercado e demandas de grandes empresas com startups especializadas do Tecnosinos. Será uma parceria onde todos ganham”, avaliou.

Ao final, Marciano se disse feliz com a parceria celebrada com a Universidade da qual é egresso da Graduação. “Eu me orgulho muito da Unisinos”, ressaltou. Também participaram do encontro, o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Silvio Bitencourt e o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério.