Unilínguas promove encontro intercultural

Alunos trocaram experiências e culturas com estudantes do Egito, Guatemala, Honduras e Panamá

Crédito: Getty

Estudantes do Unilinguas participaram do EA Global Comics Virtual Exchange, onde foi promovido, de forma remota, encontros com estudantes do Egito, Guatemala, Honduras e Panamá. Os alunos compartilharam informações culturais e depois algumas informações sobre seu país.

A graduanda em Engenharia Ambiental, Giane Reidel diz ter achado muito valiosa a experiência. “Foi uma troca de informações e cultura muito bacana de presenciar. Hoje em dia, com a internet, temos basicamente qualquer informação em nossas mãos, mas ter participado dessa experiência, em um contato próximo, é muito diferente, a gente amplia nossa forma de pensar e ver a cultura de outros países com mais clareza”.

Aluno do curso de Ciências da Computação, Artur Eduardo afirma que conhecer novas culturas é muito importante e a troca de conhecimentos é essencial. “Participei de duas reuniões que buscavam a integração dos alunos de inglês e foi espetacular. Acredito que essas conversas favorecem o aprendizado de uma nova língua e ampliam o vocabulário já existente. Foram dois momentos únicos que, além de melhorar as habilidades no inglês, também agregaram muito para a minha vida”.

Egressa do curso de Nutrição, Simone Bárbara Jungblut conta que ter participado do EA Global Comics Virtual Exchange, além de proporcionar conhecer outra cultura, a permitiu interagir em outro idioma com professores e alunos de outro país. “A condução da noite pelas professoras foi agradável e nos fazia querer estar ali. Algumas das dificuldades conversadas em aula no Unilínguas puderam ser vivenciadas e até superadas”.

A psicóloga Luana Rambo explica que ter participado deste momento foi muito rico. “Ter contato com outra cultura, ter a oportunidade de conversação em outro idioma e poder dividir experiências é sempre muito interessante. Achei muito bacana poder conhecer mais sobre o Panamá e ter contato também com uma professora do Egito”.

Aluna do Unilínguas, Manuella Moura diz ter sido importante para ela compartilhar tradições e culturas rio-grandenses com pessoas de outros lugares do mundo. “É muito interessante saber que algo que está presente no nosso cotidiano, e que porventura se torna clichê, seja algo inovador e atrativo para novas pessoas. Da mesma maneira que para mim foi superatrativo conhecer novas culturas e reconhecer um pouco o cotidiano das pessoas guatemalenses”.

O Unilínguas está com matrículas abertas para as modalidades ON e ON Intensivo.

• ON: curso 100% online, disponível para inglês e francês
  • ON Intensivo: curso 100% online, conclusão em 2 anos, disponível para inglês

Clique aqui para mais informações.