Uma profissão é o passo que faltava na carreira da Luísa

Crédito: Divulgação

“Estar formado, graduado, é um passo muito importante para qualquer profissão”. A frase é de Luísa Junges, formanda da graduação em Pedagogia EAD da Unisinos, que achou na modalidade algo que atendia exatamente as suas necessidades.

A escolha da profissão nem sempre é fácil. Alguns anos antes, Luísa cursava História em outra instituição, mas não estava satisfeita. Durante um período como monitora em um museu, ela teve a oportunidade de trabalhar com crianças. E essa experiência a instigou a trocar a licenciatura em História pela a área da Pedagogia.

Considerando seus desejos e a própria rotina, a Luísa escolheu estudar na modalidade EAD na Unisinos. Uma das suas justificativas foi de que muitos dos professores do corpo docente da Unisinos eram referência em seu antigo curso. Isso, mais a versatilidade do ensino a distância, deixou claro que a universidade seria sua melhor escolha.

Mesmo no ensino a distância, o encontro com seus colegas e professores foi importantíssimo. “A gente não deixa de ter contato com as pessoas. Bem pelo contrário, fiz muitas amizades que eu vou levar para minha vida. Os professores e os tutores, por exemplo, são muito acessíveis, tu manda uma pergunta e no mesmo dia eles vão te responder”, explica Luísa. Além disso, a própria plataforma Canvas possibilita um contato em tempo real.

Sua experiência também passa por um formato de ensino que coloca no dia a dia do estudante aquilo que ele aprende durante do curso. “Este é um dos grandes diferenciais da Unisinos, cobrar que a gente pratique a teoria”. Durante sua graduação, ela lembra que praticamente em todas as disciplinas houveram alguma atividade de campo, que dá mais clareza sobre como será o mercado de trabalho.

E falando em diploma, a moça já está super ambientada com sua profissão. Tanto é que se emociona ao contar sobre o dia a dia de uma pedagoga. “Ser uma pedagoga, é ser uma estudiosa da educação. É uma profissão que eu escolhi, é uma profissão muito bonita, em que tu acompanha um amadurecimento de uma criança durante um ano inteiro”, explica Luísa.

Crédito: Divulgação

Para Luísa, estudar a área da educação possibilita ajudar uma família, auxiliar uma criança para que ela aprenda e se desenvolva como pessoa. “Acho que ser professora é isso”, conclui.

Se alguém tem dúvidas sobre o modelo de ensino a distância, a Lu revela que ele não tem nenhum prejuízo comparado ao ensino presencial, tanto na qualidade do ensino, como na troca constante de aprendizado com os demais colegas. Na sua visão, o EAD é o melhor caminho. ”Não perde em nada na questão de qualidade de ensino, na questão de fazer amizades e tu pode acessar todos os dias a disciplina que está cursando”. Sem contar que a modalidade ainda dá uma forcinha na proatividade e organização pessoal. “Tu percebe que é o protagonista do que estás fazendo”, finaliza.