Uma iniciativa que deu certo

Visita da vice-reitora para as Relações Externas e Cultura da Universidade do Porto teve como foco a cooperação entre as instituições

Crédito: Rafael Casagrande

Na tarde desta terça-feira, 28 de outubro, a Unisinos recebeu a visita da vice-reitora para as Relações Externas e Cultura da Universidade do Porto, Maria de Fátima Marinho. A professora portuguesa foi recepcionada pelo reitor Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, juntamente com os professores Adila Moura (coordenadora do curso de Letras), Ednaldo Filho (coordenador do curso de Educação Física) e Carla Mendonça, (gerente da Unidade de Negócios e Relações Internacionais).

O encontro teve como foco o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do qual a Unisinos participa desde 2010, sendo uma das seis instituições de ensino superior do Brasil que integra o Programa. Trata-se de uma inciativa da CAPES e da Universidade de Coimbra, com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O PLI visa à melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores, nas áreas de Letras – Português, Educação Física, Matemática e Biologia. “Mais de 20 alunos das licenciaturas já foram beneficiados pelo Programa, que conta com a parceria da Universidade do Porto. É notável a transformação promovida pela experiência cultural e acadêmica que tiveram”, destacou a professora Adila Moura.

Crédito: Rafael Casagrande

Os desafios que a cooperação entre as duas universidades buscam superar também estiveram em pauta. Entre eles, a fronteira do idioma. “É essencial, para a internacionalização e globalização, o domínio de um segundo idioma, sendo este, principalmente, o Inglês. A Universidade do Porto estimula a formação dos profissionais com materiais de estudo e produção de trabalhos em diferentes línguas. Na Europa não existe fronteiras e a língua é universalizada”, explicou Maria de Fátima.  O mesmo direcionamento também ocorre na Unisinos que, segundo a professora Adila, vem se tornando uma instituição bilíngue. Ela disse ainda que o Programa, nesse sentido, favorece a experimentação dessa necessidade aos estudantes que buscam conhecimento dos seus países de origem. Sobre isso, o reitor Pe. Marcelo destacou, “é uma ação que proporciona a qualificação dos professores formados pela Unisinos e o processo de internacionalização que a instituição objetiva e promove”.