Ultrassom na sala de aula

Professores passaram por capacitação para inserir o equipamento em atividades acadêmicas

Foto: Roberto Caloni

Nesta quinta-feira, 04 de agosto, a professora da Escola de Saúde Ana Claudia Tonelli ministrou a capacitação Uso do ultrassom em sala de aula para promover a integração de conhecimentos entre anatomia e fisiologia humanas. Destinada a docentes, a atividade integrou a Semana Pedagógica 2016/2 da Unisinos, que segue com minicursos, oficinas e outras iniciativas para professores até amanhã.

“Tem havido um movimento mundial de ampliação do uso do ultrassom para outras áreas, que não a de diagnóstico, e o ensino é uma delas”, disse Ana Claudia. A professora destacou que, com a recente aquisição do equipamento pela universidade, estudantes de diferentes cursos terão contato com essa tecnologia e, dessa forma, poderão compreender melhor alguns conceitos vistos em sala de aula.

Foto: Roberto Caloni

Na Unisinos, o equipamento não será usado para sua principal finalidade, que é a de detectar doenças, mas, sim, para identificar elementos anatômicos e fisiológicos por meio dos recursos de imagem. De modo geral, o ultrassom servirá de apoio visual para facilitar a tomada de decisões.

No encontro desta quinta-feira, Ana Claudia retomou conceitos teóricos trabalhados anteriormente com os professores inscritos na capacitação e conduziu atividades práticas com o grupo. “Nós temos um método para o entender o ultrassom e é isso que vamos trabalhar hoje: como olhar, para onde olhar etc.”, anunciou. Os participantes revisitaram nomenclaturas, repassaram a metodologia de operação e se familiarizaram com o equipamento.

Entre os tópicos abordados, estudaram protocolos de segurança, movimentos com o transdutor (ponta do aparelho; parte que entra em contato com o paciente), uso de teclas e cursor, armazenamento de imagens e reconhecimento e interpretação das ultrassonografias. O exercício prático, ao final da capacitação, contou com as tarefas de reconhecer músculos, ligamentos e veias em um colega voluntário.