Trilhas estratégicas

O caminho a seguir rumo a consolidação da Unisinos como uma universidade global de pesquisa

Crédito: Aurora imagens

O trabalho coletivo realizado nos últimos anos levou a Unisinos a reformular e a introduzir novos conceitos no seu quadro referencial de identidade. No entanto, os direcionadores estratégicos continuam sendo a transdisciplinaridade, a educação por toda a vida e o desenvolvimento regional.

O objetivo da instituição é, até o ano de 2025, tornar-se uma universidade global de pesquisa. Para atingir essa meta, cinco trilhas estratégicas foram desenhadas. São elas:

• excelência acadêmica;
      • pesquisa, inovação e tecnologia;
      • responsabilidade social universitária;
      • internacionalização;
      • crescimento e sustentabilidade.

A excelência acadêmica está voltada para a formação de profissionais e a construção do saber. Para alinhar a excelência acadêmica com pesquisa, inovação e tecnologia, a Unisinos criou os institutos tecnológicos, preparados para prestar serviços técnicos e dar suporte para empresas e organizações em suas atividades de pesquisa. Fortemente ligados à pesquisa, que é desenvolvida na universidade, e estruturados com equipamentos de alta tecnologia, os institutos tecnológicos são amparados pelo NITT Unisinos – Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia e atuam como parceiros de empresas e organizações, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do estado e do país.

São cinco os institutos tecnológicos Unisinos: itt Fuse – Instituto Tecnológico em Ensaios e Segurança Funcional; itt Chip – Instituto Tecnológico em Semicondutores; itt Fossil – Instituto Tecnológico em Micropaleontologia; itt Nutrifor – Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde; itt Performance – Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil.

O trabalho de responsabilidade social universitária é realizado por meio de vinte projetos dirigidos a diferentes públicos carentes que vivem no entorno da universidade. Sendo assim, as iniciativas beneficiam de crianças a idosos, como ações esportivas, culturais e sociais. Esses projetos solidificam a relação entre a universidade e a população vulnerável ou desfavorecida e destacam o impacto social trabalhado pela Unisinos.

O foco na internacionalização acontece no desenvolvimento de parceria com instituições de diversos países em diferentes níveis. Essas relações proporcionam experiências internacionais para alunos e professores em universidades parceiras. Através da mobilidade acadêmica, o processo de internacionalização está se consolidando cada vez mais e abrindo novos espaços para a projeção internacional e para a vinculação com outras redes acadêmicas de ensino.

O quinto eixo que sustenta as trilhas estratégicas é crescimento e sustentabilidade, financeira e econômica. São os investimentos feitos pela universidade em infraestrutura e inovação, que os beneficiam estudantes, por meio de acordos com o mercado e o estado.

Desenvolver pesquisas, estimular debates, aprofundar conhecimentos e criar produtos inovadores, são os desafios da universidade na busca por alinhar a tecnologia, o pensamento crítico e os resultados práticos. Todo esse esforço tem como foco projetos que gerem impacto positivo na comunidade acadêmica e na sociedade.