Softwares à disposição dos alunos

Ferramentas que estavam disponíveis apenas nos campi agora podem ser acessadas de casa

MATHEUS N. VARGAS

Frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Unisinos decidiu pela continuidade das aulas presenciais em ambiente virtual. Nos campi, os alunos tinham acessos a softwares que potencializam o aprendizado e isso não mudou no ambiente virtual. Saiba como seguir tendo acesso a alguns desses programas. Confira a lista:

[ Softweres liberados. Crédito: Getty Image

ANSYS Academic Suite: Licenças temporárias liberadas para uso doméstico. O controle da distribuição aos alunos das turmas que utilizam o software para aula está sendo feita pelo Prof. Sandro Binsfeld Ferreira.

Autodesk Education Suite 2020 (AutoCAD, AutoCAD Map 3D, 3DS Max, Maya, Revit...): Licenças anuais disponíveis aos alunos mediante cadastramento no portal Autodesk, identificando-se como aluno da Unisinos. Liberado para qualquer aluno vinculado a universidade.

Adobe Creative Cloud 2020 - All APPs (Acrobat, After Effects, InDesign, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Premiere Pro XD...): Liberado para qualquer aluno dos cursos de graduação e pós-graduação da Unisinos. Trata-se de liberação temporária, até 06/07/2020.

ArcGIS for Desktop 10.8: Liberado licenças "nomeadas" para alunos vinculados as disciplinas que utilizam o software nas aulas: "Topografia para Geologia", "Diagnóstico Ambiental II", "SIG Aplicado ao Planejamento Ambiental", "Modelagem de Sistemas Ambientais I" e PPGBIO "SIG Aplicado a Ecologia Espacial". Trata-se de licenças temporárias liberadas até 31/08/2020.

AUDACES Creative (pacote que une os softwares de criação Audaces 4D, Idea e Isa): Software licenciado, usado nas aulas dos cursos de Design, principalmente Design de Modas. Licenças temporárias (60 dias) liberadas pelo fabricante para qualquer usuário que tenha interesse em aprender sobre modas.

Bentley Academic Program (Topograph, InRoads, MicroSstation, etc...): Suíte de aplicações disponíveis para alunos da Engenharia Civil e Geologia. O cadastramento dos usuários é feito pela TI ASAV mediante solicitação. Liberado para alunos da Geologia e Engenharia Civil por solicitação.

CES EduPack 2019 - All Editions: Liberado licenças anuais para determinadas turmas de alunos dos cursos: Design de Produto, Design de Modas, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. A liberação é feita por solicitação.

CUBASE e WAVELAB: Software usado nos cursos de Ciências Criativas no Campus de São Leopoldo e Porto Alegre. Licenças de uso temporário (60 dias) liberadas para professores, funcionários e alunos para uso doméstico.

Economatica online: Software licenciado, usado nas aulas dos Mestrado/Doutorados de Ciências Contábeis e Economia. Licenças nomeadas de uso temporário  liberadas para professores e alunos para uso doméstico (valido até 31/05/2020) .

EdgeCAM 2019 Educacional: Liberado para determinadas turmas do curso de Engenharia Mecânica que utilizam o software nas aulas durante o semestre.

Forensics Toolkit – FTK: Licenças Classroom de uso concorrentes. Estas licenças também estão autorizadas pelo fabricante para autenticação de equipamentos domésticos pelos alunos matriculados na disciplina Forense Digital.

GameMaker Studio 2 for Education: Os alunos já foram cadastrados no portal YoYoGames e podem fazer uso da licença tanto na Unisinos como nos seus equipamentos domésticos. No final do semestre recolhemos as licenças para distribuir aos alunos do semestre seguinte. Licenças usadas por alunos de determinadas turmas do curso de Jogos Digitais.

Geosoft Classroom v9.7: As licenças já foram atribuídas aos alunos, que podem tanto usar nos laboratórios quanto nos seus equipamentos domésticos.

KeyShot 9.x: Foram disponibilizadas 150 seriais com validade de 60 dias. A distribuição das seriais para os alunos está sendo feita pelo Prof. André Canal Marques. Download

Micro Saint Sharp v3.6 Student: Licenças usadas por alunos de determinadas turmas dos cursos de Administração, Engenharia e Informática.

Microsoft AZURE DEV TOOLS for TEACHING (MS-Project Pro 2019, MS-Visio Pro 2019, MS-Visual Studio Pro 2019, MS-SQL Server e MS-Windows 10 Education…): Licenças usadas por professores e alunos dos cursos vinculados a Escola Politécnica: Geologia, Engenharias, Arquitetura, Matemática, Química e Informática.

PSPP for Windows: Software gratuito para análise estatística. Trata-se de uma alternativa ao software IBM SPSS Statistics não disponível para uso doméstico. Download

Rhinoceros 6 for Windows Evaluation: Licença co validade de 90 dias, disponível no site do fabricante. Download

Siemens NX 2020.1: O aluno precisa se cadastrar no portal da Siemens e se identificar como aluno da Unisinos. Licenças usadas por alunos de determinadas turmas do curso de Engenharia Mecânica.

Sistema SAGE de Gestão Contábil: Licenças para uso doméstico enviadas pelo fabricante diretamente aos alunos matriculadas nas disciplinas que usam o software nas aulas por EAD.

SketchUp LAB Education - v2020: Licenças temporárias liberadas para professores e alunos dos cursos de Design e Arquitetura (valido até 30/06/2020).

SolidWorks Educacional 2019: Licenças usadas por alunos de determinadas turmas dos cursos de Engenharia Mecânica e Design. A licença tem validade de 1 ano.

Parceria com a Dell

A Dell, em parceria com a Unisinos, oferece muitos descontos para alunos, professores e funcionários. Basta apresentar o código promocional antes de encerrar sua compra.

Os descontos podem chegar à R$ 100,00 na compra de acessórios e periféricos e a R$ 450,00 na compra de máquinas.

Para mais informações e ter acesso aos códigos promocionais, entre em benefícios, na Minha Unisinos.