Sala de aula inovadora

Design aplicado para educação na Unisinos

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

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O Campus Unisinos Porto Alegre é um lugar de encontros. Ele foi projetado para o convívio: para promover a empatia, incentivar práticas coletivas e estimular o processo de aprendizagem em todas as suas instalações, sobretudo na sala de aula, que é onde mais transparece essa relação.

Na Capital, o mobiliário e o próprio desenho das salas rompem blocos conceituais clássicos em busca da inovação por meio de interações. 

Na prática, essa proposta fica evidente na possibilidade de reorganização dos móveis e na configuração diferenciada do espaço como um todo, características que dão vida às salas da Universidade. Classes e cadeiras têm rodinhas, paredes são riscáveis e há divisórias que ampliam a área. Tudo facilmente transformável.

Para desenvolver esses espaços, a Unisinos buscou referências no Design e apostou no conhecimento de parceiros corporativos e especialistas da casa. Foram anos de pesquisas, que culminaram em um projeto de Sala de Aula do Futuro, um ambiente de estudos habilitado a comportar múltiplas dinâmicas e guiado pelo conceito CCC – comunicar, criar e compartilhar.

A sala do Campus Porto Alegre nasce, portanto, a partir do conceito de flexibilidade e é a aplicação prática do conhecimento da Unisinos. Dentro dela, o mobiliário é considerado uma alavanca para impulsionar a construção do saber, uma ferramenta para que professores e alunos concebam juntos as práticas acadêmicas mais adequadas às necessidades e aspirações da turma.

Nesse sentido, poder riscar qualquer parede é uma forma de intensificar a imersão coletiva na experiência de aula, porque cerca de conhecimento as pessoas ali presentes – literalmente. 

[ Aluna riscando na parede da sala. Crédito: Rodrigo W. Blum

O que também potencializa o diálogo são as divisórias móveis, outro elemento importante das salas do Campus Porto Alegre. Com elas, uma atividade que antes seria feita com apenas uma turma agora pode contemplar outra: basta remover a separação entre os ambientes. Assim, um seminário pode ter um público de mais de cem pessoas e, posteriormente, ser dividido em workshops para grupos menores. Tudo depende da proposta da aula.