Saiba o que muda na Unisinos com a bandeira vermelha

Universidade retoma, de forma gradual, algumas atividades presenciais nos campi

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na última semana, o Governo do Estado publicou decreto que alterou o modelo de distanciamento controlado, colocando todo o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha e tornando o sistema de cogestão temporariamente suspenso. Diante da migração para o regime de bandeira vermelha, houve a liberação para a realização de atividades presenciais no Ensino Superior. O momento ainda é de incertezas e requer lucidez nas ações de enfrentamento à pandemia. A Unisinos inicia, assim, movimentos de retomada gradual dessas atividades nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre, de acordo com seu Plano de Contingência (PC COVID-19 Unisinos). A Universidade reafirma seu compromisso com a saúde de sua comunidade universitária.

Confira quais atividades sofrem impacto com a retomada:

• Institutos Tecnológicos ampliam sua capacidade de atuação em laboratório;
  • Atividades de laboratório voltam a ocorrer a partir de 10/5, com base no planejamento proposto pelas coordenações de cursos;
  • Práticas para a conclusão de cursos na área da saúde e estágios obrigatórios seguem sendo realizados conforme planejado;
  • Salas públicas de informática podem ser utilizadas, sob demanda, por professores e alunos, através de agendamento por e-mail;
  • Os serviços de plantão do atendimento e retirada de livros via book express podem ser realizados, de forma presencial, com horário de funcionamento das 9h às 21h, nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre;
  • O acesso aos campi está permitido, a partir do dia 10/05, sem a necessidade de autorização prévia.

A Universidade segue com aulas no ensino remoto na próxima semana, de 10 a 16 de maio. As atividades do corpo técnico administrativo também permanecem em formato remoto, com exceção das desenvolvidas por equipes responsáveis pelos serviços essenciais e emergenciais relacionados às atividades citadas.

Desde o início da pandemia, a Unisinos tem realizado atualizações sobre o impacto dos decretos governamentais nas atividades. A dinâmica tem permitido a organização e coordenação de ações em prol da implantação dos protocolos sanitários nos campi, além de reforçar serviços no formato remoto. A Universidade mantém uma escuta constante junto aos alunos para compreender suas necessidades e expectativas em relação aos encontros presenciais. A partir dessas escutas e tendo em vista os aspectos legais e as condições sanitárias da região, a instituição avalia eventuais mudanças em seu Plano de Contingência (PC COVID-19).

“A Unisinos formou um comitê de enfrentamento à pandemia Covid-19, do qual fazem parte profissionais da área da saúde e diversas outras especialidades. O Comitê foi responsável pela definição dos protocolos de segurança implementados nos campi, que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela OMS e demais órgãos da área da saúde das diferentes esferas do poder público”, afirma o diretor adjunto da Unidade Acadêmica de Graduação, Guilherme Trez.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos realizou uma série de iniciativas para oferecer alternativas aos alunos. Confira.

• Todos os professores passaram por um processo de capacitação para a condução das aulas no novo modelo de sala de aula;
  • Todos os protocolos de segurança para enfrentamento à pandemia foram implementados nos campi (distanciamento, portas e janelas abertas, uso de máscara obrigatório, entre outros);
  • As salas de aula foram equipadas com microfones, câmeras e alto-falantes para proporcionar a interação da turma, estejam os alunos no campus ou em suas casas.

As atividades presenciais estão condicionadas ao contexto externo de regime de bandeiras, estabelecido pelos órgãos responsáveis. O Plano de Contingência Covid-19 Unisinos está em constante revisão, podendo sofrer modificações conforme o cenário exigir. A Universidade seguirá acompanhando e informando a comunidade acadêmica acerca das medidas referentes ao tema pelo site unisinos.br/coronavirus. A Unisinos não está medindo esforços para seguir oferecendo ensino e serviços de qualidade.

Continue se cuidando e cuidando da saúde daqueles que o cercam.