Respeitando as diferenças

Gestando o Diálogo Inter-religioso e o Ecumenismo (GDIREC)

Crédito: Divulgação

Qual é a sua religião? Difícil quem nunca ouviu essa pergunta. Mas, será que isso nos difere ou nos aproxima? O Programa Gestando o Diálogo Inter-religioso e o Ecumenismo (GDIREC) auxilia na integração das religiões de forma respeitosa. O programa conta com duas frentes integradas de ação: o Grupo Inter-religioso de Diálogo (GIRD) e a Assessoria ao Ensino Religioso.

A pastora Cleide Schneider participa do grupo e destaca a importância do trabalho realizado. “O GDIREC auxilia no diálogo entre diferentes lideranças religiosas de diferentes denominações. Penso que onde o diálogo é possível, também será possível o respeito naquilo que se apresenta como diferença”, completa.

Cleide é pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e integrante do GIRD, dentro do programa GDIREC. Ela explica que uma pessoa Luterana é aquela de uma tradição cristã com origem na Reforma do século XVI, protagonizada por Martim Lutero. É entender-se como parte da igreja universal, procurando viver com autenticidade a fé cristã. Ser uma pessoa luterana significa, em primeiro lugar, buscar em Jesus Cristo a fonte do ser e agir em amor e verdade.

O Grupo GIRD tem encontros todo mês e trabalha a convivência harmônica entre os credos. O objetivo é buscar a melhor forma de levar o conhecimento das religiões e suas práticas sociais para a comunidade. A Assessoria ao Ensino Religioso complementa essa visão pluralista capacitando professores na prática do Ensino Religioso.

Para Cleide, os encontros não interferem na identidade das religiões, mas na forma que as lideranças percebem-se umas as outras. A pastora acredita que tem mais respeito, compreensão e aceitação. “Sempre afirmo que eu só posso entender a outra denominação se estou plenamente consciente do lugar religioso em que me encontro”, completa.

Ela acredita que ainda vivemos um processo de aprendizado na relação entre os credos. “Acho que ainda estamos longe de relações de amizade, pensando agora religiões de forma institucional. Há ainda muito caminho a percorrer para que haja amizade” e completa “os líderes podem cultivar amizade entre si sem que necessariamente as religiões tenham boas relações”. O que já é um começo.

Em 2015, o grupo trabalhou com 18 lideranças que representam nove denominações religiosas: Anglicana, Brahma Kumaris, Católica, Espírita, Luterana, Religião Afro-Brasileira, Santo Daime, Umbanda e Zen-Budismo. Um dos objetivos é estabelecer um ambiente de convivência cultural de diálogo entre múltiplas vertentes religiosas. O Grupo Inter-religioso de Diálogo na Unisinos está também na origem de toda a atenção à Educação das Relações Étnico-Raciais na universidade.

Esta matéria foi realizada em meados de 2016, referente ao Balanço Social 2015.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar