Reitor da Unisinos embarca em mais uma Missão Internacional

Universidade de Salamanca, na Espanha, é a primeira parada

Crédito: Divulgação

Na última sexta-feira, 18/5, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, e o diretor da Unidade de Administração de Infraestrutura e Serviços, Cristiano Richter, embarcaram para mais uma missão internacional. O roteiro iniciou com o IV Encontro Internacional de Reitores da Universia e as comemorações aos 800 anos da Universidade de Salamanca, na Espanha.

De 20 a 22 de maio, a universidade espanhola abriu as portas para o IV Encontro Internacional de Reitores, promovido pela Rede Universia. Os temas que nortearam o evento foram formar e aprender em um mundo digital; pesquisar na universidade, um paradigma e revisão; a contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial. Participaram do encontro mais de 600 reitores e representantes acadêmicos de instituições de ensino de 26 países. O Brasil esteve representado por 115 reitores de diferentes universidades, que participaram de 13 mesas de debates. O evento impactará cerca de 10 milhões de estudantes.

“Nesses dois dias, participamos de intensos debates sobre temas muito atuais da vida de uma universidade do século XXI. Foi muito bom para a Unisinos marcar presença e a refletir sobre a relevância e o protagonismo de uma Universidade nessa cultura contemporânea, que atravessa uma transformação notável em toda as áreas da experiência humana”, enfatizou Pe. Marcelo.

Para o reitor, é importante termos sensibilidade diante das transformações que o conhecimento vem proporcionando no mundo. “Eu queria dar um destaque muito grande a uma espécie de consenso sobre o impacto da transformação digital em todas as áreas da vida humana e do fio condutor que é o humanismo, fazendo a costura entre as tecnologias de ponta e as pessoas”, ressaltou.

Pe. Marcelo ainda destacou o papel na Unisinos nesse panorama. Confira o áudio abaixo.