Reforçando laços

Reitor visitou a Coreia do Sul durante Missão Internacional

Crédito: Getty

No final do mês de maio, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, e o diretor da Unidade de Administração de Infraestrutura e Serviços, Cristiano Richter estiveram na Coreia do Sul. Como parte de sua política de internacionalização, desde de 2010, a Unisinos mantém parceria com o país. A viagem foi uma oportunidade para reforçar a ligação da Universidade com o continente asiático. Ao longo dos últimos oito anos, a Unisinos tem programas de pesquisa e desenvolvimento e projetos tecnológicos, frutos dessa parceria. Um dos destaques dessa relação, é o Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica, que oportuniza a dupla titulação para alunos selecionados em algumas áreas de pesquisa.

Para o reitor, a parceria estratégica com instituições Sul Coreanas incrementa as competências da Unisinos, principalmente nas áreas tecnológicas da chamada economia do conhecimento. A Ásia, em particular a Coreia do Sul, está na vanguarda dessa economia. Esse conhecimento se torna estratégico para o desenvolvimento da Unisinos e da região. Isto vem se consolidando a partir da continuidade e confiança das relações com os parceiros Coreanos. A confiança é percebida nos encontros com as instituições. Um bom exemplo é o programa de dupla titulação, em nível de mestrado, com a SKKU.

“O programa permite que nossos alunos cursem um semestre na Unisinos, em nosso Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, e realizem dois semestres na SKKU retornando ao Brasil para cursar o último semestre do curso e obter duplo diploma de mestrado. Esse programa conta com fundos que apoiam a mobilidade internacional dos alunos em um período de 10 anos. É notável o valor agregado dessa experiência em nossos alunos. A maioria deles que tiveram essa e outras experiências de mobilidade para Coreia do Sul já estão inseridos no mercado de trabalho com ótimas oportunidades de crescimento”, completa.

Na visita ao país, o reitor esteve com representantes da Sungkyunkwan University (SKKU). Quem também participou do encontro foi a aluna do curso, Ariadna Schuck. “Após dois semestres cursando o mestrado de dupla titulação, eu já consigo sentir os impactos deste no meu futuro profissional e também acadêmico. Além do reconhecimento dos professores e de profissionais que eu respeito, diversas oportunidades estão surgindo conforme eu me aproximo da defesa final. O vínculo entre a Unisinos e a SKKU fortalece ainda mais as oportunidades que estão surgindo”, conclui Ariadna.

Fórum Brasil-Coreia

Desde 2011, a Unisinos realiza o Fórum Internacional Brasil-Coreia, em parceria com universidades coreanas. O Fórum Brasil Coreia, que já está em sua 7ª edição, nesse período reuniu cerca de 50 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que compartilharam seus conhecimentos em tecnologia e inovação com mais de 5 mil pessoas.

“A parceria foi e é fundamental para formarmos Recursos Humanos e entendermos cada vez melhor a questão dos semicondutores e as tecnologias disruptivas para o futuro, pois os coreanos são expoentes internacionais nessa área com muitas fábricas e institutos de pesquisa. Nós da Unisinos, aprendemos muito e já fazemos pesquisa de ponta com os conhecimentos oriundos dessa parceria. Hoje em dia, várias pesquisas, projetos e artigos científicos são o presente nessa cooperação, que tem praticamente 10 anos”, explica o coordenador do Fórum, professor Rodrigo Righi.

O evento busca fortalecer o relacionamento científico e tecnológico entre o Brasil e a Coreia por meio do debate científico e político sobre os campos de semicondutores, TI e conhecimento relacionado. A próxima edição, apresentará iniciativas dos dois países ao considerar tecnologias disruptivas para a transformação da sociedade. É uma grande oportunidade para a troca de ideias científicas, tanto em termos de artigos de pesquisa e projetos internacionais.

A 7ª edição do Fórum Internacional Brasil-Coreia acontece entre os dias 22 e 24 de agosto nos Campi Porto Alegre e São Leopoldo. As inscrições estarão abertas em breve. Acompanhe em unisinos.br/eventos.