Programa Talentos aproxima jovens do ecossistema de inovação

Próximos encontros estão marcados para 17 e 21/5

Crédito: Divulgação

Aproximar os jovens do ecossistema de inovação, despertar interesse pela tecnologia e empreendedorismo são os objetivos do Programa Talentos, desenvolvido pelo Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos). O projeto atende escolas de ensino fundamental e médio, além de cursos técnicos.

A diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, explica que um dos papeis do parque é dar suporte às empresas e despertar a curiosidade dos jovens por tecnologia. “O programa é uma oportunidade para interação com os novos talentos. Além disso, pode instigar a busca por carreiras de formação da Unisinos, especialmente de engenharias”.

Criado em 2011, o Programa Talentos já recebeu mais de 5 mil alunos, vindos de escolas em um raio de 50 quilômetros de São Leopoldo. A coordenadora do programa, Delmara Bohrer, destaca o interesse dos alunos. “Quando o projeto foi lançando, atendíamos exclusivamente o ensino médio e o técnico de instituições privadas e públicas da região. No ano passado, sentimos a necessidade de incluir alunos do ensino fundamental nas atividades para atendermos as demandas do mercado e da comunidade, apoiados por novas parcerias”, explica.

Em 2019, o Talentos conta com dois novos projetos: Inclusion e Mulheres. O Inclusion é focado em atrair pessoas com necessidades especiais e conta com apoio do SENAC de São Leopoldo e do SENAI de Esteio. Já o Mulheres tem suporte do Equality Lounge, espaço criado em conjunto com a SAP para a realização de atividades voltadas à inclusão das mulheres no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Além disso, uma parceria com o SENAC vai oferecer treinamentos nas áreas de tecnologia para a comunidade em geral, conforme Delmara. “Queremos facilitar o acesso às vagas de emprego através da preparação técnica e humana, promovendo oportunidades que estejam alinhadas com os valores da sociedade”, conclui.

Talentos Escola

A primeira edição de 2019 do Talentos Escola, promovido em parceria com o Unisinos Conecta, foi realizada no dia 12 de abril. Na oportunidade, 45 alunos do ensino fundamental do Instituto Educacional Ivoti tiveram o primeiro contato com as atividades do parque. Uma das empresas convidadas para a atividade foi a startup AdTools. Na ocasião, o CEO da empresa, Mike Rodrigues, destacou a importância da ideia para o desenvolvimento de um negócio. “Educação e empreendedorismo são pilares para mudar um país. É preciso pensar em criar coisas novas. Resolver problemas reais, que funcionem no mundo todo”.

No dia 30 de abril, foi a vez de 91 alunos do ensino médio das escolas Afonso Wolff (Dois Irmãos) e Pão dos Pobres (Porto Alegre). Eles conheceram a trajetória empreendedora das startups AdTools, Valencia Energia e X4. Além disso, oficinas ministradas por professores da Unisinos abordaram temas como comportamento & postura no trabalho, hacking ético e empreendedorismo.

Próximas edições do Talentos Escola:

17/05/2019

Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris (São Leopoldo) – 30 alunos