Profissional do futuro

Palestra refletiu o novo perfil do profissional e mercado de trabalho

Crédito: Rodrigo W. Blum

O encerramento da II Feira de Profissionais para o Futuro, vinculada ao projeto Campus Business, foi marcada por introspectivos momentos de reflexão e projeções para mercado de trabalho e potencialidades profissionais, com a palestra “Como orientar os jovens em relação ao mercado de trabalho”. O momento foi ministrado pelo consultor empresarial Waldez Luiz Ludwig, que além de colaborar com a bagagem de conhecimento dos estudantes que lotaram o anfiteatro Padre Werner na noite desta quinta-feira, 22 de maio, arrancou risos com os relatos sobre a própria experiência profissional, regida pelo planejamento, adaptação e talento.

O evento da noite foi aberto pelo professor Francisco Zanini, diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada, que destacou a satisfação da universidade em oferecer um momento específico para os estudantes pensarem suas carreiras. “A questão da carreira é central para todos nós. Sempre soubemos da importância e necessidade de orientar os alunos sobre o encaminhamento profissional, as potencialidades do mercado de trabalho e das profissões”, salientou Zanini.

Um mundo repleto de oportunidades

“Como orientar os jovens em relação ao mercado de trabalho” é um desafio e necessidade que foi apresentado pelo palestrante Waldez Ludwig, que recordou o profissional de ontem em contraste do profissional de hoje. Atualmente, segundo ele, mais do que competência, aquele que quiser se destacar precisa potencializar o seu talento e valorizar o prestígio em relação ao dinheiro.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Uma das razões, para tanto, é a força da Economia do Conhecimento, que exige cada vez mais a atualização do perfil e postura de quem atua em qualquer segmento. “O mundo é do hipertexto. O que gera o perfil do profissional de hoje é completamente diferente do que era há algum tempo. O dono do conhecimento é o meio de produção. Somente quem se alimenta de informação e aprende com isso, tem o conhecimento suficiente para inovar e acompanhar as tendências”, afirmou Ludwig.

Missão na vida

“Amar o trabalho”, “espírito inovador” e “espírito empreendedor” são as palavras que conduzem qualquer carreira que se queira bem sucedida, desde que inclinadas para o futuro. “Pouco nos perguntamos sobre a nossa missão na vida, a nossa atuação num futuro que não existe e pode ser criado. Precisamos nos conhecer, saber onde nos destacamos e o que fazemos de diferente e que nos destaque pela qualidade da execução do trabalho”, ponderou o palestrante, que completou com a evocação, “Jovem: trabalhe para ganhar aquilo que mereces, e não para receber aquilo que queres. Aquilo que te fizer raro no mercado de trabalho é o que vai fazer a diferença na tua valorização e reconhecimento!”, finalizou.