Presidente da Capes palestra na Unisinos

Evento aconteceu nesta sexta-feira, 27/4, no Campus Porto Alegre

Crédito: Juliana Borgmann

A Unisinos por intermédio da Escola de Gestão e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração, foi palco de uma palestra com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Abílio Afonso Baeta Neves, nesta sexta feira, 27/4.

Para o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, a Capes é um sistema de avaliação no Brasil que deu certo. Ele ainda destacou que é um orgulho quando se tem excelência reconhecida. “Construindo universidades é que nós vamos construir república, democracia e sociedade com liberdade e igualdade. E que isso vocês vão passar para os filhos”, completou.

Antes da palestra, representantes da Unisinos recepcionaram o presidente da Capes. O primeiro a falar foi o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Jorge Verschoore Filho. “Há 40 anos, a Capes é responsável por avaliar os Programas de Pós-Graduação em todo Brasil. É importante saber a estratégia e como a Capes entende a Pós-Graduação no país”, afirmou.

Na sequência, foi a vez do Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin. Ele ressaltou o quanto o Brasil se destaca em Pós-Graduação. “E isso tem muita influência da Capes. Nós começamos esse Campus com sete Programas de Pós-Graduação”, enfatizou.

A perspectiva de pesquisa e dos doutorados profissionais no Brasil foi o tema abordado pelo presidente. Ele começou a palestra destacando o trabalho desenvolvido como agência de avaliação e agência de fomento da Pós-Graduação. “A Capes tem 49 áreas de conhecimento na qual se organiza a Pós-Graduação que são coordenadas por acadêmicos. Quem faz a avaliação são vocês, não é a burocracia da Capes”, ressaltou ao público presente.

Abílio falou sobre a evolução dentro da Pós-Graduação e maneira como a formação passou a ser vista. “A Pós-Graduação descobriu que não formava somente para os meios acadêmicos, mas para outros meios também. Nós temos muito o que festejar com o desenvolvimento da Pós-Graduação, mas nós temos muitos desafios para que a Capes continue fazendo avaliações”, explicou.

O presidente acredita que a Capes foi muito importante para sinalizar pontos na Pós-Graduação, mas que é preciso começar a pensar formas diferentes na avaliação. “Eu acho que a gente podia aproveitar esse período para discutir. A Capes precisa aprender permanentemente com as universidades”, afirmou.

Após a palestra, um momento foi dedicado para perguntas do público presente.