PPG em Educação recebe o pesquisador Jürgen Schriewer

Schriewer conversará com alunos e professores sobre estudos comparados

Crédito: Autor desconhecido

Desde terça-feira, dia 27/2, a Unisinos Campus São Leopoldo recebe a vista do professor Jürgen Schriewer, emérito da Humboldt Universität. Aqui, ele participará e ministrará seminários voltados à área da Educação.

No dia 02/03, ocorre uma reunião entre Schriewer e alunos egressos, docentes e pesquisadores de programas de pós-graduação em educação da região. O tema debatido será Práticas e Perspectivas Teóricas dos Estudos Comparados. O papel dos estudos comparados na internacionalização. Na mesma ocasião, o pesquisador visitante apresentará seu livro, intitulado Pesquisa em educação comparada sob condições globais de interconectividade. A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica e acontece das 14h às 18h, no auditório Maurício Berni e não é necessário inscrição prévia.

Jürgen Schriewer é pesquisador referência em Estudos Comparados na área de Educação. Schriewer busca semelhanças e aproximações entre níveis de ensino, particular e público, e graus de ensino. Uma das hipóteses mais trabalhadas pelo pesquisador são trocas culturais e educativas de modo geral, que não acontecem modo vertical nem passivamente. São mediadas por culturas, tradições e sujeitos locais e por conjunturas históricas específicas, nas quais ganham sentido. Schriewer também faz relações entre as reformas educacionais e econômicas.

Entre os dias 06/03 e 09/03, das 14h às 18h, Jürgen Schriewer ministrará o seminário Estudos internacionais e comparados em educação: fundamentos, concepções e metodologias. O evento é destinado à alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e examina questões e fundamentos, concepções e metodologias de pesquisa em estudos internacionais e comparados. A atividade acontece das 14h às 18h, na sala B09 208 e não é necessário inscrição prévia.