Paul Krugman, Zeina Latif e Marcos Piangers palestram no congresso virtual Cognition

Economias brasileira e americana, e as formas de se reinventar no cenário de pandemia foram os temas dos painéis

Crédito: Divulgação

Na última terça-feira (29/09), segundo dia do congresso virtual Cognition, promovido pela universidade gaúcha Unisinos, contou com a participação do Nobel de Economia Paul Krugman, a economista Zeina Latif e o palestrante sobre inovação e escritor Marcos Piangers. Em debate, formas de se reinventar no cenário de pandemia de coronavírus, e como as economias brasileira e americana têm reagido a ela. O congresso é transmitido online gratuitamente até a próxima sexta-feira.

O painel do premiado economista Paul Krugman tratou do desempenho da economia americana, que influencia em toda economia mundial, ao longo da pandemia de Covid-19, que, segundo ele, seria uma crise sem precedentes. Krugman indicou que os impactos no PIB dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2020 não devem ser encarados como um problema, pois a interrupção de certas atividades econômicas foi necessária para evitar a sobrecarga completa do sistema de saúde. Porém, por causa de um prolongamento inesperado da pandemia e descontinuidade dos apoios estatais às empresas, os últimos meses do ano poderão enfrentar abalos financeiros e aumento do desemprego.

“Enquanto aprendíamos sobre o vírus, aprendíamos a como reabrir o comércio e, assim, fomos capazes de recuperar perdas iniciais. Mas hoje vemos que não foi o melhor momento para a retomada e vemos os casos voltando a crescer. Até o fim do ano, inclusive em cenário de eleição, teremos desafios econômicos e a situação política atual é muito menos propícia a uma resposta eficaz do que há seis meses. Já pensando a médio prazo, podemos afirmar que a economia de 2022 será significativamente diferente da economia de 2019. Mesmo com a vacina, as pessoas retornarão às mesmas atividades de antes? A recuperação econômica será lenta por causa de mudanças de configuração do mercado de trabalho, levando a um desemprego friccional. Vivemos uma crise de realocação, em que as pessoas precisarão se adequar à nova realidade, novas funções descobertas e outras descartadas”, disse o economista.

Em paralelo a Krugman, Zeina Latif apresentou o painel “As reformas econômicas e fiscais que o Brasil precisa enfrentar”. A economista pontuou a volatilidade da moeda brasileira por circunstâncias que, diante de uma crise tal qual a pandemia, são exacerbadas. Para reverter esse efeito, o governo deveria desenhar claramente sua agenda, mostrando que tem instrumentos para atingi-la com um plano estruturado e com capacidade de entrega, de acordo com Zeina. Para ela, outra questão chave na economia brasileira é a mão-de-obra pouco produtiva. A burocracia seria fator de dificuldade desse tipo de investimento das empresas, acarretando baixa qualificação e inaptidão às novas tecnologias.

“Estimular a economia num momento de crise faz sentido, mas isso não gera crescimento sustentado ao longo do tempo, não é isso que faz um país ficar rico. Precisamos aumentar a produtividade da nossa mão-de-obra, uma garantia de qualidade que fará a diferença para passarmos de um país médio para rico. Mas, para isso, é necessária uma ação estatal eficiente que permita um ambiente de negócios favorável e mantenha disciplina fiscal. As reformas econômicas e ajustes de políticas públicas, que inclusive permeiam questões sociais, devem ser algo natural, assim como os países mais desenvolvidos fazem, e não algo pontual ao surgirem crises”, declarou Zeina.

E como se reinventar diante de um cenário econômico tão atípico em todo o mundo? Foi sobre isso que o escritor Marcos Piangers comentou em seu painel “Inovação, Tecnologia e Criatividade: um novo caminho para a construção do Marketing”. Segundo ele, a pandemia evidenciou a tendência de virtualização e digitalização dos processos, como nas áreas da saúde, eventos, educação, formação profissional e modo de trabalho. Enquanto empresas de consumo estão estabilizadas ou em declínio, empresas de tecnologia ascendem.

“Muitas empresas surgiram após a crise de 2008 se apropriando de tecnologia para oferecer produtos e serviços mais baratos e reformular complexos industriais e nosso estilo de vida. Podemos esperar algo semelhante após a pandemia. Cerca de 65% das crianças de hoje atuarão em funções que não existem atualmente. E para lidar com esse mercado de trabalho do futuro e nos relacionar com a tecnologia, precisaremos de saúde mental em dia, desenvolver o lado de querer fazer o bem, e aprimorar o autoconhecimento, já que a inteligência emocional influencia diversos ramos da vida, e até mesmo no nosso trabalho”, indicou Piangers. COGNITION

Para assistir ou rever os painéis dos 18 palestrantes do congresso virtual Cognition, os interessados devem acessar o site cognition.unisinos.online. Ao final do evento, com, no mínimo, 12 palestras assistidas, o aluno receberá a certificação oficial de participação da Unisinos. O Cognition é apresentado pela jornalista Mari Palma, premiada com o Troféu Mulher Imprensa em 2017 e atual apresentadora do CNN Tonight, no canal CNN Brasil. Os dois primeiros dias do Cognition contaram com a participação do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o criador do projeto “O Primo Rico”, Thiago Nigro; o escritor e ativista dos direitos LGBTQIA+ Andrew Solomon; o palestrante sobre inovação e escritor Marcos Piangers; a economista Zeina Latif; e o Nobel de Economia Paul Krugman.

“Reunimos grandes nomes para uma imersão em conhecimentos nas áreas de Investimentos e Finanças, Marketing e Vendas, Gestão e Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Coaching e Comportamento. Esse encontro marca o lançamento de quatro novos MBAs da Unisinos Online, com esses palestrantes. O Cogintion é uma amostra do que vem por aí”, conta o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza.

PROGRAMAÇÃO

Site para inscrição: cognition.unisinos.online

Quarta – 30/09

9h – Cris Arcangeli, empresária – Pitch: como vender sua ideia de negócio para atrair investidores

17h – Leandro Secunho, Ex-Secretário do Tesouro Nacional – Democratização dos investimentos em Títulos Públicos

19h – Juliano Custodio, CEO EQI Investimentos – Home Invest: o novo normal que mudou a maneira de investir no Brasil

21h – Robert Cialdini, palestrante e escritor – As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar

Quinta – 01/10

9h – João Appolinário, CEO Polishop – Liderança, Empreendedorismo e Sucesso

17h – Rachel Maia, Ex-CEO Lacoste e Pandora – De executivo a empreendedor: caminhos para a transição de carreira

19h – Conrado Adolpho, especialista em marketing e empresário – Os 8 P’s do Marketing Digital

21h – Neil Patel, Guru do Marketing Digital mundial – Growth marketing

Sexta – 02/10

9h – Camila Farani, empreendedora e investidora Shark Tank – Startup: criar, inovar, crescer e captar

17h – Piero Motta, publicitário – Publicidade capaz de mudar padrões de comportamento

19h – William Kamkwamba, inventor e engenheiro – Inovação em cenário de extrema dificuldade: O Menino que Descobriu o Vento

21h – Jordan Belfort, autor de “O Lobo de Wall Street” – Persuasão em linha reta

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar